O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou hoje o que classificou como uma “situação grave” vivida nas Urgências do hospital de Portalegre, devido à alegada falta de clínicos para fazer face “às necessidades desse serviço”.
Em comunicado, o SIM disse ter tido “conhecimento da situação grave que se vive no Serviço de Urgência (SU) do Hospital Dr. José Maria Grande”, pertencente à Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA).
De acordo com o SIM, a realidade vivida nessa unidade é marcada pela “ausência de clínicos” suficientes para as “necessidades desse serviço, com escalas em total incumprimento com os requisitos mínimos de segurança para os doentes e para os clínicos”, o que está a provocar “um cenário de instabilidade e insegurança”.
“Além das escalas depauperadas, são exigidas tarefas de apoio às áreas dedicadas a doentes respiratórios e urgência interna”, acrescentou.
Para o sindicato, não é “admissível o silêncio do diretor clínico e do conselho de administração” do hospital alentejano.
No comunicado, o SIM apela ao Governo, à Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo e ao conselho de administração da ULSNA para que “não continuem a ignorar os problemas da falta de médicos” no hospital, uma situação que “nem o cada vez maior recurso a empresas prestadoras consegue disfarçar”.
O executivo e estas entidades “demonstram a sua total incapacidade na resolução dos problemas, refletida na incapacidade e incompetência em fixar médicos, gerando insuficiências na prestação dos serviços com qualidade neste hospital”, criticou.
O sindicato representativo dos médicos alertou que não é possível pedir “mais trabalho” aos clínicos “quando estes estão a chegar no limite das suas capacidades”.
“Muitos deles”, prosseguiu, têm “mais de 500 horas extraordinárias” acumuladas, o que “representa mais 60 dias de trabalho numa jornada diária de oito horas”.
Segundo o SIM, médicos deste hospital alentejano já apresentaram minutas de escusa de responsabilidades, mas estas “merecem uma total indiferença” por parte do conselho de administração da ULSNA.
“O SIM não pode deixar de manifestar o seu protesto em relação aos factos referidos e exige soluções ao conselho de administração e ao Ministério da Saúde para a melhoria das condições laborais dos trabalhadores médicos do Hospital Dr. José Maria Grande”, pode ainda ler-se no comunicado.
Contactado hoje pela agência Lusa, o diretor de comunicação do hospital de Portalegre remeteu para mais tarde uma reposta da administração a estas denúncias do SIM.
A 18 de novembro, em declarações à agência Lusa, o presidente do Conselho Sub-Regional de Portalegre da Ordem dos Médicos, Hugo Capote, já tinha alertado para problemas neste hospital, argumentando que os recursos médicos e as vagas em enfermaria estavam no “limite”.
O também diretor do SU do Hospital Dr. José Maria Grande acrescentou, na altura, recear a resposta que poderia vir a ser dada na unidade caso aumentassem os internamentos por covid-19.
-
Mau tempo do centro das preocupações: distrito de Portalegre entre os 16 sob aviso laranja
Dezasseis distritos de Portugal continental vão estar sob aviso laranja, o segundo mais el… -
Homem condenado a 12 anos de prisão por abuso sexual de crianças
O Tribunal de Portalegre, por acórdão proferido na terça-feira, condenou um homem pela prá… -
Hospital de Portalegre promove bem-estar dos profissionais com sessão de Mindfulness
No âmbito das comemorações do 50º aniversário do Hospital Doutor José Maria Grande, em Por…
Carregar mais artigos relacionados
-
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce… -
Comando Territorial de Portalegre da GNR celebra 17º aniversário
O Comando Territorial de Portalegre da GNR dedica a celebração do 17º aniversário à comuni… -
Segunda-feira regressa o bom tempo a Portugal
Depois de várias semanas de chuva intensa, trovoadas e ventos fortes, Portugal deverá regr…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Elvas: Entre parabéns e fotogramas, Museu Municipal da Fotografia assinalou 22º aniversário
O 22º aniversário do Museu Municipal da Fotografia João Carpinteiro foi assinalado sábado,… -
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce… -
Comando Territorial de Portalegre da GNR celebra 17º aniversário
O Comando Territorial de Portalegre da GNR dedica a celebração do 17º aniversário à comuni…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…