O município de Elvas apresentou, esta terça-feira, um plano estratégico local de habitação, numa iniciativa para a qual foram convocados os empresários ligados ao sector da construção civil.

O presidente da Câmara, José Rondão Almeida, quer colocar em marcha projectos para lançar concursos entre Março e Abril de 2022.
Até 2026 espera-se adquirir e reabilitar 100 fogos no centro histórico num investimento de 6,2 milhões de euros. No plano inserem-se também habitações em bairros do concelho, incluindo todas as freguesias rurais.
Outro eixo identificado pela autarquia centra-se no futuro parque empresarial, cujo objectivo é atrair empresas e potenciar a proximidade com a Plataforma Logística de Badajoz. Cerca de 12 milhões estão previstos para infra-estruturar terrenos e cerca de 8 milhões para a sua aquisição já que requer um processo negocial com os actuais proprietários.

A Câmara revelou ainda que pretende requalificar o Cine-Teatro por cerca de um milhão de euros, construir o Centro Social de Santa Luzia (500 mil euros) e ampliar o Lar de Santa Eulália (500 mil euros).
Rondão Almeida clarificou ainda que devido ao actual momento de contenção de despesas estes investimentos, exceptuando os acordados com o IRHU e englobados no PRR, só terão luz verde com a garantia de financiamento acima dos 70 por cento.
Mais desenvolvimentos na edição impressa