Perto de meia centena de ocorrências devido ao mau tempo foram registadas entre as 00:00 e as 08:00 de hoje, sendo a maioria quedas de árvores e “pequenas inundações”, disse uma fonte da Proteção Civil à Lusa.
“Desde as 00:00 de hoje até às 08:00 foram registadas 47 ocorrências no país, a destacar, essencialmente, apenas seis no distrito de Viseu, cinco em Lisboa e Braga e as outras repartidas pelos restantes distritos, salvaguardando que em Bragança, Guarda e Portalegre não houve qualquer registo de ocorrências”, adiantou o comandante José Miranda, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
A maior parte das situações foi quedas de árvore e pequenas inundações, mas “nada de significativo”, disse o comandante, adiantando que não provocaram constrangimentos à circulação de trânsito e de pessoas na via pública, nem feridos.
Fazendo um balanço desde o alerta da Proteção Civil, quinta-feira às 14:00, até às 08:00 de hoje, foram registadas 1.659 ocorrências, sendo que perto de metade foram quedas de árvore, seguidas de inundações e quedas de estruturas, referiu o comandante José Miranda.
  Estas ocorrências foram mais significativas no litoral nomeadamente, 225 em Lisboa, 199 em Coimbra, 152 Leiria, 165 em Aveiro e 151 em Setúbal.
Para ocorrer às 1.659 ocorrências no país, foram mobilizados 2.055 meios, com o empenhamento de 6.287 operacionais das várias forças de segurança, bombeiros e serviços municipais de proteção civil.
“Foi uma ação conjunta de vários agentes de proteção civil”, sublinhou.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso amarelo 13 distritos de Portugal continental e as ilhas dos Açores devido à previsão de chuva forte.
O aviso de precipitação forte para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Porto, Viseu, Guarda, Coimbra e no arquipélago dos Açores vigora até às 12:00 de hoje, de acordo com a informação publicada no ‘site’ do IPMA.
Nos distritos de Castelo Branco, Leiria, Santarém e Portalegre este alerta prolonga-se até às 21:00 de hoje.
As previsões do IPMA apontam para hoje no continente céu muito nublado ou encoberto, com chuva, por vezes forte e persistente, em especial nas regiões Norte e Centro até final da manhã e para o final do dia, e possibilidade de ocorrência de trovoada.
O vento soprará fraco a moderado (até 30 km/h) de oeste/sudoeste, por vezes forte (até 40 km/h) na faixa costeira, soprando moderado a forte (30 a 50 km/h) nas terras altas, temporariamente com rajadas até 80 km/h, em especial do Norte e Centro.
Prevê-se ainda uma pequena subida da temperatura mínima no interior Norte e Centro.
As temperaturas máximas hoje deverão oscilar entre os 16ºC na Guarda e os 23ºC em Sagres.

HN // MSF
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Clube de Futebol “Os Elvenses” celebra 102 anos com cerimónias comedidas em sinal de luto

O Clube de Futebol “Os Elvenses” assinala domingo, 15 de Fevereiro, o seu 102.º aniversári…