Em parceria com a Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), o projecto FUTURAMA – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo realiza, no próximo sábado, 30 de Outubro, às 11,30h, no Museu Regional de Beja, a sessão Constelação Fisicalidade, com Cláudia Dias (bailarina e coreógrafa) e Cantadores do Desassossego (grupo de Cante Alentejano). A entrada é livre.
Iniciado em Maio de 2021, o FUTURAMA – Ecossistema Cultural e Artístico do Baixo Alentejo, novo projecto de John Romão, propõe uma sinergia entre os municípios de Beja, Castro Verde, Mértola e Serpa, criando um inovador ecossistema cultural e artístico, colaborativo e transdisciplinar.

Com o objectivo de promover a coesão territorial e a descentralização da oferta cultural contemporânea, corrigindo o desequilíbrio do seu acesso através de uma programação inspirada no capital cultural, natural e humano alentejano, o FUTURAMA desenvolve uma programação regular anual, enraizada no território e nas comunidades locais, dedicada à experimentação e à combinação entre artes contemporâneas e tradicionais, biodiversidade, património e transdisciplinaridade.
Procurando criar novos espaços de interacção e inclusão, fomentando a cidadania e a igualdade, o projecto propõe um cruzamento intergeracional, incluindo comunidades com idades e conhecimentos diversos.
“Constelações”, uma das quatro actividades principais que compõem o FUTURAMA, são sessões de diálogo entre práticas culturais tradicionais ligadas ao Baixo Alentejo e artistas contemporâneos, espaço de partilha e de participação do público presente, que convocam abordagens diferentes nas categorias da oralidade, fisicalidade e visualidade. Estas acções têm lugar em Beja, Serpa, Mértola e Castro Verde, com uma periodicidade mensal.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…