Decorreu, de 17 a 22 de Outubro, no âmbito do Projecto Erasmus + “Innovative learning by hydraulic heritage mapping – H2O Map”, o 1.º Intercâmbio para Aprendizagem de Alunos e Professores (1.ª Mobilidade), em Castellón la Plana, Espanha, que contou com a participação de alunos do ensino secundário dos Agrupamento de Escolas de Campo Maior e de Agrupamento de Escolas N.º 3 de Elvas.

Num total de 32 alunos portugueses dos dois Agrupamentos e seis professores (três de cada escola), para além de alunos e professores de Pavia (Itália) e de Castellón, durante uma semana foram desenvolvidas actividades culturais e pedagógicas afectas aos objectivos do projecto, propostas pelo Instituto de Penyagolosa e pela Universidade de Jaume I. Assim, tiveram a oportunidade de conhecer o centro de Castelón, visitar a cidade de Valência, com principal destaque para a Cidade das Artes e das Ciências, realizar um percurso pedestre guiado no Parc Natual del Prat de Cabanes –Torreblanca, visitar a localidade de Peñíscola e geolocalizar pontos de interesse referentes a recursos hidráulicos, ao longo do rio Mijares usando uma aplicação tecnológica desenvolvida pela Universidade de Alicante.

Os docentes envolvidos no projecto salientam a importância para as regiões de Elvas e Campo Maior do envolvimento dos alunos neste projecto internacional que conta não só com o envolvimento de escolas mas também com a participação de três Universidades: Jaume I (Castelón), de Alicante e de Pavia.

O projecto tem como principais objectivos o desenvolvimento de competências no âmbito das ciências, tecnologias, engenharia e matemáticas (STEM) e também de literacia relacionada com os recursos hidráulicos e georreferenciação para mapeamento de património hidráulico em cada região dos países participantes. Neste sentido, a participação dos alunos revela-se de grande importância no levantamento e recolha de dados que serão inseridos na aplicação desenvolvida de raiz pelas universidades.

A segunda mobilidade está prevista para Março de 2022, com a deslocação de alunos a Pavia.

Elsa Nascimento e Vanessa Algarvio

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Raide Hípico de Santa Eulália homenageia cavaleiro Jaime Magarreiro

O Raide Hípico de Santa Eulália “Luís Tello Barradas”, prova organizada pela Associação Hu…