O Instituto de Meteorologia (IPMA) alerta para uma mudança do estado tempo em Portugal Continental A partir do meio da tarde de dia 28 de outubro, quinta-feira, prevendo-se uma alteração significativa das condições do estado do tempo em Portugal Continental.

O tempo seco e ameno dos últimos dias, dará lugar a tempo chuvoso e a uma descida gradual das temperaturas máximas, entre os dias 28 e 31 de outubro.A região anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Ocidental, irá enfraquecer, e permitir a passagens de massas de ar tropicais e com elevado conteúdo em vapor de água, transportadas latitudinalmente, num padrão usualmente conhecido como “rio atmosférico”. Esta situação meteorológica, deverá originar precipitação persistente na generalidade do território, e tem potencial para produzir chuvas persistentemente fortes, em especial nas regiões do Centro e Sul, onde os impactos poderão ser significativos. A chuva deverá chegar ao Minho e Douro Litoral a partir do meio da tarde de dia 28, e estender-se gradualmente às restantes regiões Norte e Centro, e a partir de dia 29, à região Sul. O vento do quadrante sul, deverá aumentar de intensidade, em particular nas terras altas. Salienta-se ainda o aumento da agitação marítima na costa de Portugal continental e nas zonas marítimas de responsabilidade nacional.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Rogério Silva (ex presidente de Fronteira) homenageado pelo PSD recorda “a maior honra” da sua vida em balanço do mandato

O Partido Social Democrata (PSD) realizou recentemente uma cerimónia de homenagem aos auta…