A quinta edição do “Portugal Air Summit” arranca na quarta-feira no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, tendo a “maior cimeira aeronáutica da Península Ibérica” como tema principal “Flying for a New Start”.
A iniciativa, promovida pelo município e a empresa TheRace, vai decorrer até domingo, depois de ter em 2020 ter adotado um formato híbrido devido à pandemia da covid-19.
A edição deste ano promete voltar a reunir cerca de 200 oradores oriundos de várias entidades relevantes da indústria, infraestruturas e serviços, para debaterem e analisarem em cerca de 50 conferências o setor da aviação – tripulada e não tripulada –, aeronáutica, espaço e defesa.
O evento, que este ano já vai poder contar com a presença de público, vai manter o formato híbrido, sendo transmitido como uma emissão televisiva contínua via ‘streaming’, com dois estúdios instalados no aeródromo.
A pandemia da covid-19 afetou a economia mundial, tendo o setor da aeronáutica e aviação sido um dos que mais sofreu, o que leva a organização a promover um conjunto de debates e conferencias em que este tema marcará presença.
“TAP – desafios para um futuro a voar”, “O papel da Regulação num mundo pós-covid”, “Aeroportos: Desafios de um sector em recuperação”, “A importância do setor aeroespacial e tecnologias associadas” são alguns dos temas que vão ser debatidos no decorrer da cimeira.
A edição deste ano do “Portugal Air Summit” vai voltar também a contar no espaço do aeródromo com áreas dedicadas a várias temáticas e um espaço para exposições.
Os três primeiros dias da cimeira vão estar focados nas conferências e no “networking”, seguindo-se depois dois dias (sábado e domingo) mais lúdicos, com apresentação de ‘airshows’, uma passagem de dois F16, entre outras atividades.
Durante o “Portugal Air Summit”, a Agência Espacial Portuguesa vai também promover a competição de lançamento de ‘rockets’ – “EuRoc- European Rocletry Challenge”.
A segunda edição do “EuRoc – European Rocketry Challenge” vai reunir 19 equipas e cerca de 400 estudantes originários de 13 países de toda a Europa.
Esta competição tem como objetivo “estimular” os alunos de engenharia a projetar, construir e lançar os seus próprios “rockets” a partir do Campo Militar de Santa Margarida, no distrito de Santarém.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz

Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…