O brigadeiro-general Jorge Bolas, natural de Santa Eulália, é o novo comandante da Unidade de Controlo Costeiro (UCC), informou a GNR.
A tomada de posse teve lugar no dia 17 de Setembro, numa cerimónia que foi presidida pelo comandante-geral da Guarda Nacional Republicana, tenente-general Rui Clero.
Jorge Bolas nasceu no dia 29 de Dezembro de 1972 e é licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar, na especialidade da Guarda Nacional Republicana. Entre outras habilitações académicas, possui uma pós-graduação em Direito e Segurança “I Estudos Avançados em Direito e Segurança” pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (FDUNL) e uma pós-graduação em Estudos Islâmicos pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP).

Dos diversos cursos da Guarda que possui destacam-se o Curso de Operações Especiais, o Curso de Segurança Pessoal a Altas Entidades, o Curso Sniper e o Curso de Contraterrorismo, assim como o Curso “Terrorism Targeting Operations Course” da Central Intelligence Agency Counterterrorism Training Group (EUA), o Curso “Hostile Vehicle Mitigation Course” da National Counterterrorism Security Office (Reino Unido) e o Curso “Special Operations – Witness Protection Course” do Colégio Europeu de Polícia (CEPOL). É ainda perito em contraterrorismo do CEPOL para o Médio Oriente e Norte de África e auditor em Segurança Interna.
O brigadeiro-general Jorge Bolas ingressou no quadro permanente da GNR em 1991, tendo desempenhado diversas funções ao longo da sua carreira profissional. Na sua folha de serviço constam vários louvores e condecorações, nacionais e estrangeiras.
A UCC é a unidade especializada responsável pelo cumprimento da missão da Guarda em toda a extensão da costa e no mar territorial, com competências específicas de vigilância, patrulhamento e intercepção terrestre ou marítima em toda a costa e mar territorial do continente e das regiões autónomas, competindo-lhe ainda gerir e operar o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), distribuído ao longo da orla marítima.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Elvas: Dia da Família assinalado no Colégio Luso-Britânico

Depois de dois anos de interregno devido à pandemia de Covid-19, a Festa da Família voltou…