Uma baleia-anã em adiantado estado de decomposição deu ontem à costa perto da praia da Comporta, no concelho de Grândola, tendo já sido removida e enterrada, disse à agência Lusa o capitão do porto de Setúbal.
Paulo Alcobia Portugal indicou que o mamífero, com cerca de nove metros de comprimento, estava em “elevado estado de decomposição, já com a parte óssea à amostra”.
O cetáceo, de acordo com a mesma fonte, foi encontrado, cerca das 10:30, por elementos da vigilância da Autoridade Marítima Nacional, a cerca de um quilómetro a norte da praia da Comporta, no distrito de Setúbal, tendo posteriormente sido removido do areal por funcionários da Câmara Municipal de Grândola, com o apoio de uma máquina.
Alcobia Portugal adiantou que elementos do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e da Universidade de Évora, fizeram uma recolha de informação do mamífero, “para avaliação”.
Segundo o capitão do Porto de Setúbal, a baleia-anã foi depois enterrada, na zona de areal, junto da duna, perto da praia da Comporta, devido “à dificuldade de a remover do local”, com intervenção de funcionários e uma máquina do município.
Estiveram também envolvidos na operação elementos da Polícia Marítima de Setúbal.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…