A conjunção superior de Mercúrio, i.e., a presença deste planeta para além da posição do Sol na constelação do Caranguejo marca o início deste mês. No entanto mercúrio não permanecerá aí durante todo o mês. De facto, na madrugada de dia 19 este planeta será visto um décimo de grau abaixo de Marte, o planeta que por estes dias se situa ligeiramente à esquerda de Régulo, o coração da constelação do Leão.
Por estes dias o nosso planeta está a passar perto da órbita do cometa 109P/Swift-Tuttle, colisionando com algumas poeiras e pequenas rochas que este cometa foi largando ao longo do seu percurso. A queda destes meteoros no nosso planeta dá origem à famosa chuva de estrelas perseidas (ou perséiades) as quais embora possam ser vistas noutras direções, parecem surgir da região do céu donde se situa a constelação de Perseu. Esta é uma das chuvas de estrelas mais intensas do ano, podendo chegar à centena e meia de meteoros por hora no período de maior atividade (este ano entre as madrugadas de dias 11 e 13). No entanto com a proliferação de fontes de poluição luminosa cada vez mais estes números tendem a ser mais a exceção do que a regra.
Na tarde de dia 15 terá lugar o quarto crescente junto à constelação da Balança, e um dia depois já ter-se-á aproximado de Antares, uma estrela gigante avermelhada na constelação do Escorpião.
À meia-noite de dia 20 será a vez do planeta Júpiter estar em oposição, e ao final desse mesmo dia iremos encontrar a Lua quatro graus abaixo de Saturno. Dois dias depois terá luar a Lua cheia, que por ocorrer sempre na direção contrária à do Sol, significará que iremos encontra-la ao pé de Júpiter.
No penúltimo dia do mês terá lugar o quarto minguante, que irá coincidir com a chegada da Lua ao seu apogeu (ponto da órbita mais afastado da Terra).

Boas observações!

Fernando J. G. Pinheiro (CITEUC e FCTUC)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…