Avis assinala, no dia 15 de agosto, os 807 anos de fundação da Vila (1214-2021) com um conjunto de iniciativas que tem início pelas 9h00 com o hastear da bandeira da Vila de Avis na Torre da Rainha.

Para as 17h30 está agendada a apresentação do livro de poesia “Avis – Um Lugar no Coração”, da autoria de João Marques Costa, que decorrerá na Casa das Artes. O autor é um avisense que, após se reformar das atividades na banca e no ensino, dedicou parte do seu tempo à escrita, repartindo este gosto pela História, em particular a sobre a Ordem de Avis, a crónica e a poesia.

A partir das 22h00, o emblemático Largo do Convento vai ser palco do primeiro concerto de Pedro Mendes na sua terra natal para apresentar o álbum de estreia “Tempo”. Em cumprimento das normas da DGS, o espetáculo tem lotação limitada, com bilhetes gratuitos que estarão disponíveis a partir de dia 10 de agosto na receção dos espaços museológicos (CIOA/MUSCA) e no serviço de atendimento do Município, sendo atribuído o máximo de 2 bilhetes por pessoa.

A formação da Vila de Avis começou a delinear-se em 1211, quando D. Afonso II doou uma porção de terra aos freires de Évora devido à importância estratégica da sua localização e às características naturais, para que ali fosse construído um castelo, um convento e se procedesse ao povoamento. De acordo com a placa fundacional que se encontra junto à Torre de S. Roque, foi em 1214 que a vila foi fundada e tiveram início os trabalhos de fortificação e edificação do castelo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Forte de Santa Luzia recebeu visita teatralizada

O Forte de Santa Luzia recebeu na manhã deste sábado, 13 de agosto, uma visita teatralizad…