Avis assinala, no dia 15 de agosto, os 807 anos de fundação da Vila (1214-2021) com um conjunto de iniciativas que tem início pelas 9h00 com o hastear da bandeira da Vila de Avis na Torre da Rainha.

Para as 17h30 está agendada a apresentação do livro de poesia “Avis – Um Lugar no Coração”, da autoria de João Marques Costa, que decorrerá na Casa das Artes. O autor é um avisense que, após se reformar das atividades na banca e no ensino, dedicou parte do seu tempo à escrita, repartindo este gosto pela História, em particular a sobre a Ordem de Avis, a crónica e a poesia.

A partir das 22h00, o emblemático Largo do Convento vai ser palco do primeiro concerto de Pedro Mendes na sua terra natal para apresentar o álbum de estreia “Tempo”. Em cumprimento das normas da DGS, o espetáculo tem lotação limitada, com bilhetes gratuitos que estarão disponíveis a partir de dia 10 de agosto na receção dos espaços museológicos (CIOA/MUSCA) e no serviço de atendimento do Município, sendo atribuído o máximo de 2 bilhetes por pessoa.

A formação da Vila de Avis começou a delinear-se em 1211, quando D. Afonso II doou uma porção de terra aos freires de Évora devido à importância estratégica da sua localização e às características naturais, para que ali fosse construído um castelo, um convento e se procedesse ao povoamento. De acordo com a placa fundacional que se encontra junto à Torre de S. Roque, foi em 1214 que a vila foi fundada e tiveram início os trabalhos de fortificação e edificação do castelo.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Fendas profundas na via na origem do corte da Estrada Nacional 255 entre Borba e Vila Viçosa

A ligação rodoviária entre Borba e a Estrada Nacional 255 (EN255), no distrito de Évora, f…