João Diogo Carlos, dirigente na Ekosiuvenis – Associação Juvenil de Castelo de Vide e secretário da Direcção da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), esteve reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, no âmbito da celebração dos 25 anos da missão de promoção da participação e do exercício de uma cidadania activa e plena dos jovens da FNAJ.
O encontro visou apresentar o documento “Objectivos da Juventude Portuguesa”, que reúne a visão e as causas defendidas e protagonizadas pela juventude. Estes objectivos foram apresentados por 25 jovens, de todo o País, que representavam causas e projectos de intervenção comunitária e inovação social.
“Foi um momento importante para a juventude portuguesa poder dar o seu contributo para o País, apresentando aos decisores políticos, e à maior figura do Estado, o Presidente da República, as principais causas e objectivos dos jovens nos próximos anos. Como jovem do interior, falei sobre o objectivo da mobilidade sustentável, com a preocupação de referir que um jovem do interior do País, na maioria das vezes, tem menos acesso e oportunidades que um jovem do litoral”, referiu João Diogo Carlos.
Entre os pilares que dão corpo aos 25 objectivos estão a transição ecológica e digital, a emancipação e participação jovem, a educação e informação, a igualdade e coesão social, a ecologia, tecnologia e inclusão e a saúde, cultura e desporto.
As medidas foram também apresentadas ao vice-presidente da Assembleia da República, António Filipe, e ao secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, no mesmo dia, no Estádio Nacional do Jamor.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…