O cavaleiro português Rodrigo Torres, 16.º no Ensino Equestre e oitavo na prova por equipas nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, foi na quinta-feira recebido em apoteose e surpreendido por 10 cavalos no aeroporto de Lisboa.
Cerca de meia centena de pessoas, envergando cartazes e bandeiras de Portugal, aguardaram que Rodrigo Torres cruzasse os pórticos da zona de chegada do aeroporto de Lisboa para fazerem ouvir o seu apoio e orgulho na participação do cavaleiro alentejano nos Jogos Olímpicos.

“Esta foi uma grande surpresa. Não estava nada à espera disto. Estou emocionado. Não estava à espera de chegar onde cheguei. Tentei fazer o melhor, como sempre, mas o cavalo superou-se e chegámos à final e conseguimos o que nunca pensei”, começou por dizer.
Bisneto de Domingos de Sousa Coutinho, medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, Rodrigo Torres acredita que o ascendente tem motivos para estar orgulhoso.
“Espero que ele esteja lá em cima a olhar para mim e muito contente. Estou orgulhoso daquilo que consegui fazer. Era também uma responsabilidade por isso”, adiantou.
Foi ao ritmo dos Pink Floyd que Fogoso, assim se chama o cavalo, fez a prova que viria a abrilhantar a participação lusa no Ensino Equestre em Tóquio.
“A música foi uma escolha da minha mulher e do meu primo Samuel. A música foi escolhida há algum tempo. Tentámos escolher uma batida forte, com um ritmo forte para o trote do cavalo”, disse, realçando que o cavalo é de raça Lusitana e criado por Rodrigo Torres.
Depois desta participação nos Jogos e a recepção no aeroporto, Rodrigo Torres estava longe de imaginar que no exterior estariam 10 cavaleiros, com outros tantos cavalos, dois dos quais da GNR, à sua espera e a fazer-lhe uma guarda de honra.

Rodrigo Torres ficou boquiaberto, passou por baixo da guarda de honra e no final ficou sem perceber como é que tinham deixado que 10 cavalos ficassem à porta do Aeroporto Humberto Delgado.

“É um grande orgulho poder ter aqui os meus companheiros de equitação, amantes do cavalo lusitano, e todos os portugueses. É uma loucura. São todos meus amigos e grandes cavaleiros. Isto é tudo o que conheci toda a vida. São apaixonados pela equitação, pelo cavalo e nada melhor que a presença deles a agradecerem este meu pequeno contributo”, concluiu.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Desporto

Veja também

Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa

Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…