Os concelhos de Avis, Elvas e Vila Viçosa integram a lista de 55 concelhos dos 278 de Portugal continental que estão, a partir de sábado, em risco elevado de incidência de covid-19, ficando sujeitos a medidas restritivas.

No caso de Elvas registaram-se 62 novos casos nos últimos 14 dias, o que coloca o concelho no patamar dos 298 casos por 100.000 habitantes. Avis e Elvas transitam assim de risco “muito elevado” para “elevado”.

O nível de risco elevado aplica-se aos concelhos que registem, pela segunda avaliação consecutiva, uma taxa de incidência superior a 120 casos por 100.000 habitantes nos últimos 14 dias (ou superior a 240 se forem concelhos de baixa densidade populacional).

O risco de saltarem para o nível máximo de restrições, ou seja, de risco “muito elevado”, situa-se quando é atingido os 240 ou 480 novos casos por 100 mil habitantes, de acordo com a sua densidade populacional.

No Alentejo, em situação de alerta e, por isso, sem qualquer impacto de restrições, estão os municípios de Évora e Beja.

+++ 55 CONCELHOS EM RISCO ELEVADO +++

Águeda, Alcobaça, Alcoutim, Amarante, Anadia, Arruda dos Vinhos, Avis, Barcelos, Bombarral, Braga, Cadaval, Caldas da Rainha, Cantanhede, Cartaxo, Castelo de Paiva, Castro Marim, Chaves, Coimbra, Constância, Elvas, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Figueira da Foz, Guarda, Guimarães, Leiria, Marco de Canaveses, Marinha Grande, Mogadouro, Montemor-O-Novo, Montemor-o-Velho, Murtosa, Óbidos, Ourém, Ovar, Paços de Ferreira, Paredes de Coura, Penafiel, Porto de Mós, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santa Maria da Feira, Santarém, Santiago do Cacém, São João da Madeira, Serpa, Torres Vedras, Trofa, Valpaços, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Real, Vila Viçosa e Vizela.

+++ MEDIDAS QUE SE APLICAM AOS CONCELHOS EM RISCO ELEVADO +++

– Teletrabalho obrigatório quando as funções o permitam.
– Permissão de funcionamento de restaurantes, cafés e pastelarias até às 22:30 durante a semana.
– Exigência de certificado digital ou teste negativo no acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior às sextas-feiras a partir das 19:00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia. O funcionamento destes estabelecimentos é permitido até às 22:30. Esta regra entra em vigor às 15:30 de sábado.
– Exigência de certificado digital ou teste negativo para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local.
– Número de pessoas por mesa limitado a seis no interior e 10 na esplanada.
– Limitação de circulação na via pública entre as 23:00 e as 05:00.
– Espetáculos culturais até às 22:30.
– Casamentos e batizados com 50% da lotação.
– Funcionamento de comércio a retalho alimentar, não alimentar e serviços até às 21:00.
– Permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público.
– Permissão da prática de atividade física ao ar livre e em ginásios.
– Eventos em exterior com diminuição de lotação a definir pela Direção-Geral da Saúde.
– Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Covid-19

Veja também

Elvas: São Mateus 2021 assinalado com cerimónias religiosas e música alentejana

A edição 2021 das festas em honra do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas, contou hoje com um…