O movimento AMAlentejo revelou hoje que vai realizar o seu terceiro congresso apenas em 2022, depois de terem sido obrigados a adiar o evento por duas ocasiões, devido à pandemia da covid-19.
“Face à pandemia já alterámos o congresso por duas vezes e a única certeza que nós agora temos é que ele não será feito em 2021”, lamentou Diogo Júlio, da comissão promotora do AMAlentejo, em declarações à agência Lusa.
De acordo com o responsável, o movimento ainda não definiu uma data para a realização do congresso em 2022, estando agora a desenvolver um conjunto de debates temáticos para preparar a iniciativa.
“Não nos atrevemos sequer a apontar uma data [para o congresso] e, por isso, avançamos com um conjunto de debates temáticos que ajudarão a preparar o congresso”, explicou.
Na sequência desta estratégia delineada pelo AMAlentejo, o Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino acolhe hoje, a partir das 17:30, uma das sessões preparatórias para a posterior realização do congresso.
De acordo com a organização, o debate temático agendado para Portalegre é subordinado ao tema “Desenvolvimento sustentável do Alentejo, biodiversidade, sistemas produtivos, trabalho com direitos”.
“Nós vamos contar com a participação da docente do Instituto Politécnico de Beja, Fátima Carvalho, que vem debater uma questão extremamente importante para nós, a água, o contributo da água para o desenvolvimento da região”, disse.
“O professor Paulo Brito, que é investigador e docente no Instituto Politécnico de Portalegre, vai abordar as questões relacionadas com os resíduos, que contributo podem dar para o desenvolvimento da região”, acrescentou.
Além destes dois oradores, Diogo Júlio indicou que o debate temático vai contar também com a participação da arquiteta e dirigente do Movimento “Chão Nosso” e de Inês Fonseca, que vai “denunciar” as questões relacionadas com as culturas intensivas, o uso de pesticidas e a necessidade de “travar” este sistema de produção para “salvaguardar” as populações.
“Independentemente do ponto de vista económico [culturas intensivas e uso de pesticidas] ser ou não ser rentável, há que trabalhá-lo no sentido de não criar ainda mais complicações às pessoas e aos resistentes que existem no Alentejo”, disse.
No debate temático vão ainda participar a coordenadora regional da União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA), Helena Neves, e o presidente da União Geral de Trabalhadores (UGT) de Portalegre, Marco Oliveira.
De acordo com Diogo Júlio, os dois sindicalistas vão abordar a temática do “trabalho com direitos, que não pode ser desassociado do desenvolvimento que queremos para a região”.
O AMAlentejo foi criado em abril de 2015 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento económico e social do Alentejo, desenvolver ações conducentes à regionalização e apoiar, valorizar e defender o poder local democrático.
-
China espera papel construtivo do Congresso dos EUA na cooperação bilateral
A visita a Pequim de uma delegação da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, lidera… -
“Monforte em Movimento” promove inclusão e partilha entre crianças e jovens
Entre os dias 1 e 5 de setembro, decorreu a segunda semana da atividade “Monforte em Movim…
Carregar mais artigos relacionados
-
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce… -
Comando Territorial de Portalegre da GNR celebra 17º aniversário
O Comando Territorial de Portalegre da GNR dedica a celebração do 17º aniversário à comuni… -
Segunda-feira regressa o bom tempo a Portugal
Depois de várias semanas de chuva intensa, trovoadas e ventos fortes, Portugal deverá regr…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Arronches melhora no índice de qualidade de vida
No rating de qualidade de vida, Arronches aparece na lista dos dez melhores do País. … -
Monforte: Dia de São Martinho festejado com grande alegria
O Dia de São Martinho é comemorado pelo Município de Monforte desde 2006, organizando nas … -
Ayuntamiento de Olivença preside Associação Transfronteiriça Lago Alqueva
O Ayuntamiento de Olivença foi eleito presidente da mesa da Assembleia Intermunicipal da A…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
Alunos da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália foram celebrar o São Martinho a Estremoz
Os alunos da disciplina de Música da Universidade Sénior de São Vicente e Santa Eulália ce…