No âmbito do projecto GESCERTOLIVE – Acção 1 – Técnicas culturais a aplicar em olivais intensivos de variedades nacionais -, irá realizar-se, no dia 28 de Junho, pelas 18 horas, o webinar “Gestão simplificada da rega do olival intensivo”.
Sendo a água um recurso cada vez mais escasso, a sua utilização numa olivicultura moderna deve-se pautar pela eficiência no seu uso.
Esta formação pretende transmitir os fundamentos que devem nortear uma gestão simplificada da rega, desmistificando esta importante operação cultural. Serão indicados os momentos-chave na rega do olival e a forma como deve ser determinada a dotação de cada rega e o intervalo entre regas.
O projecto GESCERTOLIVE – Apoio à gestão de olivais e à certificação de material vegetativo de variedades de oliveira nacionais – é liderado pela Universidade de Évora, tendo o Politécnico de Portalegre como parceiro. Tem por objectivo principal reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação, contribuindo para a preservação e valorização do património olivícola nacional.
Através do GESCERTOLIVE disseminam-se resultados de projectos de I&D, promovendo a transferência para o sector produtivo do conhecimento adquirido sobre propagação da oliveira e técnicas de condução sustentável de olivais e, de igual modo, disponibilizando técnicas expeditas, fiáveis e económicas de rastreabilidade varietal e sanitária das plantas e do azeite, para que possam ser utilizadas pelos produtores, viveiristas e serviços oficiais de certificação.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Campo Maior: Javali em perigo de afogamento resgatado pela GNR

A GNR, através do Núcleo de Protecção Ambiental (NPA) de Elvas, resgatou, no passado dia 1…