O grupo parlamentar do PSD recomendou ao Governo que concretize a construção do novo Centro de Formação da GNR, em Portalegre, argumentando que as actuais instalações “se têm vindo a degradar com o decorrer dos anos”.
“O PSD recomenda ao Governo que considere prioritária a construção das novas instalações do Centro de Formação da GNR, em Portalegre”, pode ler-se no projecto de resolução dos social-democratas, já entregue no parlamento e enviado à agência Lusa.
O PSD, que faz esta recomendação ao executivo liderado por António Costa uma semana após ter realizado as suas jornadas parlamentares em Portalegre, pretende que, com o avanço do novo Centro de Formação da GNR, o Governo dê “cumprimento aos compromissos assumidos” e execute “o investimento previsto na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do MAI (LPIEFSS)”.
No projecto de resolução, os social-democratas lembram que o Centro de Formação da GNR funciona, desde 1985, no antigo Convento de São Bernardo, em Portalegre, “em instalações que se têm vindo a degradar com o passar dos anos”.
“A ambição e reivindicação da construção de uma nova Escola de Formação da GNR tem sido constante desde há muitos anos, tanto por parte da Autarquia como das populações da região”, frisa o partido.
O documento recorda que, “em Dezembro de 2018”, foi assinado um protocolo, entre a Câmara Municipal de Portalegre e o Ministério da Administração Interna (MAI), que visava a celebração de um contrato para a construção do novo Centro de Formação da GNR, a executar no quadro da LPIEFSS, num terreno de 28 hectares cedido “a título gratuito” pelo Município.
No final de 2019, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sublinhou “o compromisso do MAI e da GNR [para] com a cidade de Portalegre”, anunciando que já tinha sido definido o espaço para a instalação do novo centro de formação, para o qual estava previsto “um investimento de 14 milhões de euros”, diz o PSD.
Um ano depois, no final de Janeiro de 2020, Eduardo Cabrita “voltou a anunciar a construção da nova escola de GNR, desta feita com um investimento de cerca de 20 milhões de euros”.
No entanto, alertam os sociais-democratas, “apesar dos sucessivos anúncios do Governo e das diligências de diversas entidades, não houve qualquer evolução relativamente à construção do projectado novo Centro de Formação da GNR”.
“A construção desta infraestrutura deve constituir uma prioridade para o Governo, na medida em que a presença da GNR em Portalegre é essencial, quer para a modernização desta instituição, que aí forma os seus militares, quer para a concretização de uma política de coesão territorial, desenvolvimento e revitalização do interior do País”, conclui o PSD.
O grupo parlamentar do PSD realizou em Portalegre, nos passados dias 14 e 15 de Junho, as suas jornadas parlamentares, subordinadas ao tema “Portugal precisa de mais e melhor Justiça”.

SYL // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Portugal regista mais cinco mortos e 677 infectados. Alentejo com 34 novos casos e um óbito

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 677 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV…