O grupo parlamentar do PSD recomendou ao Governo que concretize a construção do novo Centro de Formação da GNR, em Portalegre, argumentando que as actuais instalações “se têm vindo a degradar com o decorrer dos anos”.
“O PSD recomenda ao Governo que considere prioritária a construção das novas instalações do Centro de Formação da GNR, em Portalegre”, pode ler-se no projecto de resolução dos social-democratas, já entregue no parlamento e enviado à agência Lusa.
O PSD, que faz esta recomendação ao executivo liderado por António Costa uma semana após ter realizado as suas jornadas parlamentares em Portalegre, pretende que, com o avanço do novo Centro de Formação da GNR, o Governo dê “cumprimento aos compromissos assumidos” e execute “o investimento previsto na Lei de Programação de Infraestruturas e Equipamentos das Forças e Serviços de Segurança do MAI (LPIEFSS)”.
No projecto de resolução, os social-democratas lembram que o Centro de Formação da GNR funciona, desde 1985, no antigo Convento de São Bernardo, em Portalegre, “em instalações que se têm vindo a degradar com o passar dos anos”.
“A ambição e reivindicação da construção de uma nova Escola de Formação da GNR tem sido constante desde há muitos anos, tanto por parte da Autarquia como das populações da região”, frisa o partido.
O documento recorda que, “em Dezembro de 2018”, foi assinado um protocolo, entre a Câmara Municipal de Portalegre e o Ministério da Administração Interna (MAI), que visava a celebração de um contrato para a construção do novo Centro de Formação da GNR, a executar no quadro da LPIEFSS, num terreno de 28 hectares cedido “a título gratuito” pelo Município.
No final de 2019, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, sublinhou “o compromisso do MAI e da GNR [para] com a cidade de Portalegre”, anunciando que já tinha sido definido o espaço para a instalação do novo centro de formação, para o qual estava previsto “um investimento de 14 milhões de euros”, diz o PSD.
Um ano depois, no final de Janeiro de 2020, Eduardo Cabrita “voltou a anunciar a construção da nova escola de GNR, desta feita com um investimento de cerca de 20 milhões de euros”.
No entanto, alertam os sociais-democratas, “apesar dos sucessivos anúncios do Governo e das diligências de diversas entidades, não houve qualquer evolução relativamente à construção do projectado novo Centro de Formação da GNR”.
“A construção desta infraestrutura deve constituir uma prioridade para o Governo, na medida em que a presença da GNR em Portalegre é essencial, quer para a modernização desta instituição, que aí forma os seus militares, quer para a concretização de uma política de coesão territorial, desenvolvimento e revitalização do interior do País”, conclui o PSD.
O grupo parlamentar do PSD realizou em Portalegre, nos passados dias 14 e 15 de Junho, as suas jornadas parlamentares, subordinadas ao tema “Portugal precisa de mais e melhor Justiça”.

SYL // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Gato preso no motor mobiliza Bombeiros de Campo Maior

Neste domingo, 16 de Novembro, a corporação de Bombeiros, de serviço no quartel de Campo M…