As Jornadas Europeias da Arqueologia estão de regresso e o Município de Avis, através do Centro de Arqueologia de Avis (CAA), associa-se ao Institut National de Recherches Archéologiques Préventives e à Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) na celebração deste evento que, em 2021, decorrerá entre os dias 18 e 20 de Junho.
Ao longo destes três dias, o CAA irá desenvolver um diversificado conjunto de iniciativas que pretendem promover o património arqueológico local, assim como reforçar a relação entre a Arqueologia e a comunidade.
No dia primeiro dia, 18 de Junho, acolheu os visitantes na exposição “Mosteiro de São Bento de Avis. Da intervenção preventiva ao programa de estudo e valorização”, patente ao público na biblioteca do CAA, até ao dia 31 de Agosto, com visitas em horário semanal, de segunda a sexta, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 16h30.
Ainda neste dia, pelas 16h30, o CAA divulgará, online, os trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas de Avis realizados no âmbito da iniciativa “Património à minha porta?”, e, a partir dos trabalhos apresentados, irá desenvolver, entre os dias 22 e 29 de Junho, um ciclo de conversas com os alunos sobre património, memória, território e identidade.
A 19 de Junho, o Centro de Arqueologia de Avis estará, uma vez mais, em evidência com o lançamento da II Mostra de Fotografia “Avis a Preto e Branco”, numa iniciativa assente no reforço da ligação da comunidade ao património arqueológico local, através da fotografia. Conheça as condições de participação, a partir deste dia e até 31 de Julho, em https://www.facebook.com/centrodearqueologiadeavis.
As fotografias reunidas no decurso do evento serão exibidas em exposição em data a anunciar posteriormente.
O encerramento das JEA 2021, em Avis, irá acontecer, no dia 20, com uma visita ao conjunto megalítico dos Morenos, em Aldeia Velha, uma atividade incluída no calendário anual de caminhadas “Por trilhos do Mestre 2021” que pretende divulgar parte do Circuito do Xisto, integrado no Roteiro Megalítico de Avis “Entre Pedras e Pedrinhas”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Festival do Crato regressa de 23 a 27 de Agosto

Os artistas Matias Damásio e Chico da Tina foram os últimos nomes confirmados para o Festi…