As praias costeiras e fluviais do Alentejo podem receber, em simultâneo, um total de 43.690 pessoas, esta época balnear, segundo o despacho da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), publicado em Diário da República.
O documento sobre a capacidade potencial de ocupação das praias para a época balnear deste ano, consultado pela agência Lusa, indica que, nesta região, as 39 praias, 30 costeiras e nove fluviais (29 grandes e 10 pequenas), vão ter uma capacidade total de 43.690 pessoas.
No que respeita às praias costeiras, o concelho de Grândola, no distrito de Setúbal, é o que concentra o maior número de pessoas nas 11 praias de uso balnear (20.500).
À semelhança do ano passado, neste concelho, a praia Tróia-Mar, com 3.500 utentes, volta a ter a maior lotação da costa alentejana, mais 1.500 do que as da Comporta, Carvalhal, Pego, Melides e Atlântica, todas também em Grândola e cada uma com capacidade para 2.000 pessoas.
A praia Tróia-Bico das Lulas terá capacidade para 1.900 pessoas, Aberta Nova pode receber até 1.700, a praia Tróia-Galé até 1.300, Camarinhas até 1.100 e, por último, na praia da Galé-Fontainhas prevê-se uma lotação de 1.100 utentes.
No concelho de Odemira, no distrito de Beja, que este ano conta com 12 praias de uso balnear (11 costeiras e uma fluvial), a praia das Furnas-Mar volta a ser a que tem a capacidade mais alta (1.500 utentes), seguindo-se a da Franquia (1.400), Furnas-Rio e Malhão Norte (1.000 pessoas cada).
Já a praia da Zambujeira do Mar terá uma capacidade para 900 pessoas (mais 400 do que no ano passado), a praia do Farol mantém os 700 utentes, assim como Malhão Sul (600). A praia de Almograve Norte tem uma lotação potencial de 400 pessoas (mais 100), Carvalhal 300 (mais 100) e Alterinhos e Almograve Sul têm de 100 pessoas cada.
A praia fluvial da barragem de Santa-Clara, também no concelho de Odemira, pode chegar aos 300 utentes, indica a APA.
As praias do concelho de Santiago do Cacém (Setúbal), que conta com a vigilância dos nadadores-salvadores a partir de 19 de junho, voltam a receber 2.900 pessoas em simultâneo.
Segundo a APA, a praia da Costa de Santo André terá capacidade para 2.500 pessoas e a Fonte do Cortiço terá uma lotação de 400 pessoas.
No concelho de Sines, que pode receber um total de 6.800 pessoas em simultâneo, as praias Vasco da Gama e São Torpes terão uma capacidade para 2.000 pessoas cada, seguindo-se a praia da Vieirinha/Vale Figueiros (1.300 utentes), Ilha do Pessegueiro (700 pessoas), Grande de Porto Covo e Morgavel com capacidade para 400 utentes cada.
Quanto às restantes praias fluviais e lacustres do Alentejo, além da de Santa-Clara, existem mais oito, duas delas na região de Beja: a de Cinco Reis, na capital de distrito (800 pessoas), e a Tapada Grande, em Mértola (350).
No distrito de Évora, a APA regista as praias de Alqueva (500) e Amieira (1.400), no concelho de Portel, a ARL Azenhas D’El Rei, em Alandroal (1.000), Mourão (500) e Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz (500).
Já a praia fluvial do Clube Náutico de Avis, no concelho de Avis, com uma lotação potencial de 140 pessoas, é a representante do distrito de Portalegre. 
O despacho, assinado pelo vice-presidente da APA, Pimenta Machado, justifica a definição da capacidade potencial de ocupação das praias “para garantir a segurança dos utentes e a proteção da saúde pública, tendo em consideração a área útil das zonas destinadas ao uso balnear, e uma área de segurança mínima por utente”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Sismo registado no sul do País

Um sismo de magnitude 3.3 (Richter), cujo epicentro se localizou a cerca de 50 quilómetros…