O Agrupamento de Escolas de Campo Maior, no âmbito do projecto Erasmus+, CLIL and cross curricular relations, realizou a mobilidade em Portugal de forma virtual. Esta mobilidade viu-se condicionada pelas condições actuais, pelo que se decidiu dar início ao projecto online.

O tema da mobilidade foi a história, tendo havido actividades preparatórias relacionadas com a nossa história e com o projecto, como a criação do logótipo.

No primeiro dia, e após a apresentação das escolas, foi escolhido por votação o logótipo que representará o projecto. Realizou-se um Kahoot com perguntas de cultura geral sobre os países envolvidos Portugal, República Checa, Itália, Espanha, Polónia e Turquia.

De seguida, foi explicado o conteúdo da caixa mistério, que continha materiais para a realização das actividades dos dias seguintes e que fora enviada semanas antes para cada um dos parceiros. A manhã terminou com a construção do Castelo de Campo Maior em puzzle.

O segundo dia começou como uma aula virtual de história sobre Campo Maior, mais concretamente sobre os castelos e a importância que foram assumindo ao longo dos tempos. Seguiu-se um pequeno questionário sobre os assuntos aprendidos e foi proposta a criação de banda desenhada (com recurso às ferramentas digitais) a partir da sugestão de três temas relacionados com Campo Maior: a Capela dos Ossos, os Contrabandistas e a Batalha de Campo Maior.

No terceiro e último dia apresentaram-se as bandas desenhadas e, posteriormente, a equipa portuguesa apresentou algumas tradições culturais do concelho dando-se especial enfoque às flores de papel. Após a visualização de um tutorial, elaborado com a preciosa colaboração das artesãs do centro comunitário de Campo Maior, os alunos de todos os países aprenderam a fazer e fizeram as flores que cobrem os tetos das ruas. Foi um momento muito participativo e bem-disposto.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Portalegre: Novos órgãos sociais da Misericórdia tomam posse

Os novos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Portalegre, eleitos no dia 6 de S…