A vila de Castelo de Vide, no distrito de Portalegre, prepara-se para inaugurar, terça-feira, 15 de Junho, Museu de Tiflologia e o início de funcionamento do novo Centro de Arte e Cultura da Fundação Nossa Senhora da Esperança.
Os dois novos equipamentos culturais estão instalados numa edificação existente sobre um baluarte seiscentista. O museu de tiflologia inclui o espólio histórico da Fundação na área da tiflologia e outras contribuições que lhe foram confiadas, nomeadamente uma biblioteca braille e possui um jardim sensorial no espaço exterior.
O Centro de Investigação em Tiflologia Professor Augusto Deodato Guerreiro vai permitir o desenvolvimento de projectos de investigação numa nova ciência, a “tiflolociência“.
Fundada em 1863, a Fundação Nossa Senhora da Esperança teve a sua génese na criação de dois asilos: o Asilo de Cegos de Castelo de Vide, com o objectivo de albergar cegos de todas as faixas etárias, e o Asilo do Espírito Santo, com a finalidade de alimentar temporariamente, menores órfãos e meninas sem-abrigo.
Actualmente, a Fundação gere duas estruturas residenciais para idosos, o Centro de Experiência Viva – Museu de Tiflologia e o Centro de Arte e Cultura FNSE.