A Comissão Política Concelhia de Elvas do Partido Socialista referiu que a bancada do partido votou, ontem, favoravelmente, na assembleia municipal, a proposta que sustenta o inventário e documentos de prestação de contas do ano 2020.
Em comunicado enviado à redacção do jornal, a concelhia de Elvas do PS destaca que o documento reflecte “uma gestão rigorosa dos dinheiros públicos, com elevado grau de realização de obra em benefício dos munícipes”.
Os socialistas elvenses suportam a votação favorável na “continuada melhoria nos resultados” das contas do presente exercício, considerando que o executivo do município tem tido uma “condução política adequada e de boa gestão”.
A Comissão Política Concelhia de Elvas do PS realça “a melhoria nos resultados líquidos obtidos” em relação ao ano anterior” que, ainda assim, continuam a permanecer com “valores negativos” em consequência de amortizações e custos com pessoal.
As contas deste município alentejano, segundo o PS, pautam-se por “um equilíbrio financeiro” assente numa “boa execução orçamental e pelo cumprimento do limite da dívida total”. Os socialistas dizem ainda que “ficou resolvida neste exercício” a dificuldade de valorização e existência de activos fixos tangíveis, que havia sido espelhada com reservas no relato sobre a auditoria das demonstrações financeiras registadas em anos anteriores pelo revisor oficial de contas.
Ainda no decorre da aprovação dos documentos de prestação de contas de 2020, a bancada socialista do concelho de Elvas enfatiza que a autarquia “continua com uma boa capacidade para resolver os seus compromissos sem ter necessidade de financiamentos externos”.
No comunicado pode ler-se também que o executivo que lidera a câmara municipal estabeleceu como preocupação o “controlo dos custos operacionais”, traduzindo-se na redução do fornecimento e serviços externos em parte devido às implicações da Covid-19.
A concelhia ‘rosa’ salientou, entre outros, a disponibilidade de 3,12 milhões de euros em caixa e depósitos bancários e no que respeita ao passivo revela um “substancial decréscimo das rubricas de fornecedores e fornecedores de investimento.
O partido finaliza, em comunicado, que foi implementado, pela primeira vez em 2020, o Sistema de Normalização Contabilística – Administração Pública, num ano em que se deu início e continuidade “a obras de extrema importância”, tendo enumerado vários investimentos no concelho.