A Casa Museu Interativa de Borba, que vai ser inaugurada hoje, é um projecto cultural familiar que conta a história do vinho de talha da família Rézio, revelou a câmara municipal.
O município adiantou que o novo museu de Borba, no distrito de Évora, que abre ao público no domingo, está instalado no rés-do-chão da antiga casa agrícola daquela família, localizada no centro da cidade, nas imediações da igreja de Santo António.
Segundo a autarquia, o novo museu utiliza as novas tecnologias para, a partir da antiga adega de talhas da família, contar a história das “lides agrícolas”, em especial a viticultura e o vinho de talha desta família borbense.
Naquele local, de acordo com o município, foi produzido vinho de talha para comercialização nas tabernas de Borba e da própria família até à década de 1950.
Segundo a autarquia, a Casa Museu Interativa de Borba pretende “inovar com a tradição”, sendo possível “experimentar e alargar o conhecimento” naquele espaço museológico através do contacto visual de objectos que foram usados para a produção de vinho, utilizando dispositivos interativos que vão retratando a história do vinho de talha.
“Para os mais novos, ao longo do percurso há acesso a jogos interativos que, ao utilizarem de uma forma lúdica, alargam o seu conhecimento sobre esta tradição”, acrescentou o município.
No final da visita existe um pátio onde o visitante pode desfrutar de uma esplanada e de uma cafetaria com “sabores e cheiros típicos da região”, espaço que pode ser utilizado nomeadamente para recitais, concertos e exposições.
A casa do século XIX, onde está instalado o museu, local onde se produziu antigamente vinho, vinagre e aguardente, tem no seu piso térreo a adega de vinho com 46 talhas de barro originais, adega de vinagre, pátio, antiga cavalariça, poço e no piso superior a parte de habitação.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

IP lança concurso para retomar construção de variante em Évora

IP lança concurso para retomar construção de variante em Évora …