O município do Crato, no distrito de Portalegre, investe, este ano, cerca de 68 mil euros na beneficiação da rede de estradas e caminhos nas zonas rurais para eventual acesso em caso de incêndios.
De acordo com a autarquia, esta empreitada de manutenção de caminhos rurais insere-se no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e abrange 26,5 quilómetros de vias no concelho alentejano.
A intervenção recai sobre a Coutada de Barros, Almarjão e melhoramentos no Franquino. “A beneficiação dos caminhos rurais, tem como objetivo criar continuidade à rede viária existente de forma a constituir uma verdadeira ‘rede’ que, em caso de necessidade, possa ser usada com segurança pelas forças de combate aos incêndios florestais”, vinca o município.
O presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, adianta que “a prevenção e a preparação para o combate a incêndios deve ser algo que nos ocupa desde muito cedo antes da época de maior risco e traduz um esforço nacional, que passa pela responsabilização geral, governo, autarquias e privados, bem como uma tomada de consciência em relação a boas práticas e abstenção de comportamentos de risco, para que não percamos mais vidas, bens e património florestal”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…