O município de Alandroal está a preparar a sua candidatura à Rede de Estações Náuticas de Portugal, com o objectivo de estruturar e promover a sua oferta de turismo náutico.
O município prevê inscrever na rede a “Estação Náutica do Alandroal” com três polos, correspondentes às Áreas Recreativas e de Lazer de Juromenha, Águas Frias (Rosário) e Azenhas D´El Rei (Montejuntos), todas no perímetro de Alqueva.
O pólo correspondente a Montejuntos será a primeiro que o município prevê integrar na rede, uma vez que já se encontra em execução a praia fluvial e o ancoradouro, num investimento de cerca de 700 mil euros, financiado em 300 mil euros pelo Turismo de Portugal. O município tem em desenvolvimento os projetos técnicos do Centro Náutico de Juromenha e da Área Recreativa com Praia Fluvial das Águas Frias e espera vir a obter financiamentos para a concretização de ambos.
A entidade certificadora, a Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar, reconhecida pelo Estado Português como dinamizadora do Cluster do Mar, lançou o processo de certificação em Março de 2018 e neste momento são 26 as estações certificadas de norte a sul do país, do litoral ao interior, e várias em processo de candidatura.
Para João Grilo, presidente da autarquia, “é muito importante pertencer a esta rede para nos ajudar a estruturar a oferta de desportos e lazer ligados à água, desenvolver a oferta complementar, envolver parceiros privados e beneficiar da experiência e boas práticas de outros locais”. O autarca salienta que “subjacente está também a importância de envolver a comunidade educativa e a comunidade local nas dinâmicas que os mais de 40 quilómetros de margem de Alqueva, antigo curso do rio Guadiana, podem proporcionar, uma vez exploradas”.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Politécnico de Portalegre assina contrato de financiamento para investigar potencial da Dieta Mediterrânica

Projeto pioneiro é o único com apoio no âmbito da iniciativa “Alimentação Sustentável" que…