Dá um #Unfollow ao Ciberbulling. Através desta mensagem, o Centro Comercial “El Faro”, em colaboração com a Castellana Properties e a Associação Espanhola para a Prevenção do Assédio Escolar (AEPAE), puseram em marcha a primeira campanha nacional de consciencialização sobre o ciberbullying, numa acção que estará em Badajoz até sábado e que vai percorrer o resto do país com três mensagens chave: “não o faças, não o sigas, não o partilhes”.
A campanha une pela primeira vez profissionais, ferramentas tecnológicas, visitantes de centros comerciais e escolas da zona de afluência onde todos os dias passa um elevado número de jovens e as suas famílias.
A campanha #Unfollow ao Ciberbullying contará com um simulador de telemóvel, em grande formato, através do qual o público que circula pelos corredores do centro comercial El Faro poderá comprovar por si mesmo as várias mensagens de assédio que se lançam diariamente através das redes sociais.
“Uma ferramenta que causa impacto para conscientizar não só os jovens e a suas famílias, mas também a cidadania em geral”, explicou o gerente do centro comercial El Faro, Paulo Belchior.
O gerente do centro comercial recordou que “60% dos alunos vítimas do ciberbullying nunca, ou quase nunca, falam com os seus familiares sobre o que fazem ou sobre o que lhes acontece na internet, e 48% não recebe nenhum conselho como se deve usar a mesma.
Por esse motivo “é primordial que todos estejamos em alerta sobre as várias mensagens que se lançam nas redes sociais, sabermos como aceder a elas e como actuar em cada caso para ajudarmos todos a acabar com este grande problema social”.
O centro comercial El Faro contará também com várias palestras de consciencialização e workshops com peritos nacionais. Sexta-feira, dia 4 de Junho, das 18:00 às 19:00 horas, e no sábado, dia 5, das 12:00 às 13:00 horas, a Associação Espanhola de Prevenção do Assédio Escolar ensinará aos jovens como actuar em situações de ciberbullying e aos familiares sobre a prevenção e detecção do assédio escolar, na internet e em casa.
Assim, o centro comercial El Faro, a Castellana Properties e a AEPAE levaram a cabo, de forma simultânea, jornadas de formação para alunos do ensino secundário de algumas escolas da zona de influência do centro comercial. “Com a pandemia o perseguidor transformou-se e adaptou-se ao ambiente digital”. “Este tipo de assédio, denominado ‘Ciberbullying’, começa a manifestar-se a partir dos 12 e 13 anos, uma idade em que a maioria tem o seu primeiro contacto com os dispositivos tecnológicos”, sublinharam.
Alguns centros educativos, como o CEIP Santa Engracia, situado na margem direita do rio Guadiana, participam com os alunos numa sessão informativa sobre o Ciberbullying nos estabelecimentos escolares. Vão, também eles, transmitir, por parte da AEPAE, do El Faro e da Castellana Properties, várias sessões presenciais para associações interessadas em conhecer um problema cada vez mais comum entre os adolescentes.
O gerente do El Faro destacou que “os centros comerciais, em geral, e o centro comercial El Faro, em particular, é um dos primeiros espaços de referência que os jovens costumam identificar, pela sua oferta conjunta de lazer e moda, como um lugar de encontros para partilhar com amigos fora do ambiente escolar”, conclui Paulo Belchior para explicar o porquê do compromisso deste centro comercial em integrar esta importante campanha.
Dá um #Unfollow ao Ciberbullying. Convida através do site https://nolosigas.com/ a partilhar o filtro unfollow nas redes sociais para doar por cada download um euro a favor da luta contra o bullying.
Os workshops e as palestras contarão com todas as medidas de segurança sanitárias contra a covid-19, tais como a distância entre os assentos, desinfecção e limite da lotação de pessoas, por isso, será necessário a inscrição em https://nolosigas.com/.
O El Faro é gerido pelo Cushman & Wakefield, líder global em serviços imobiliários que transforma a maneira em que as pessoas trabalham, compram e vivem. Como o sector económico e social, o El Faro desenvolve ao longo do ano várias acções sociais, ambientais e culturais com a finalidade de melhorar o seu espaço.
-
Futebol: Campo Maior também recebe Portugal – Espanha em sub-15
Dois dias depois de se defrontarem no Estádio Patalino, em Elvas, as selecções de sub-15 d… -
Mau Tempo: Vila Viçosa mobiliza todas as equipas e apela à população para evitar deslocações
O Município de Vila Viçosa informou, através de um comunicado publicado na rede social Fac… -
“El Faro” brilhou em 2025: Mais de 9,7 milhões de visitantes e novo recorde histórico
O centro comercial El Faro encerrou o ano de 2025 com um duplo recorde histórico, ao ultra…
Carregar mais artigos relacionados
-
O segredo para que os produtos de artesanato e gourmet cheguem ao destino em segurança
No mundo do artesanato e dos produtos gourmet, a experiência do cliente não começa apenas … -
Acordar com dores nas costas pode ser um sinal de que a base da sua cama precisa de reforma
Acordar com dores nas costas é uma situação mais comum do que se imagina e muitas vezes é … -
Adega Mayor oferece viagens no mês do amor e muitas surpresas
Fevereiro é o mês do amor e a Adega Mayor propõe que se comece por um brinde com o Seleção…
Carregar mais artigos por Ana Maria Santos
-
Elvas: Crianças aprenderam a fazer máscaras com ligadura de gesso
O Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas António Tomás Pires dinamizou, na manhã de sá… -
“O Elvas” volta a perder e complica (ainda mais) as contas no campeonato
“O Elvas” deslocou-se domingo, dia 15 de Fevereiro, ao Estádio do Algarve para defrontar o… -
“Klara e o Sol” é um romance e envolve uma menina e a Inteligência Artificial. É também a proposta de Tânia Moras Rico para esta semana
"Klara e o Sol", de Kazuo Ishiguro é a história de uma amizade. De uma Amiga Artificial, a…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
O segredo para que os produtos de artesanato e gourmet cheguem ao destino em segurança
No mundo do artesanato e dos produtos gourmet, a experiência do cliente não começa apenas …