O PCP acusou hoje 13 dos 15 municípios do distrito de Portalegre de não terem ainda liquidado o suplemento de penosidade e insalubridade, “no seu nível máximo”, com retroatividade a 01 de janeiro deste ano.
Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, o PCP disse exigir “respeito pelos trabalhadores e seus direitos” e recomendou “às autarquias PS, PSD e CLIP [movimento independente que gere a Câmara de Portalegre] que reconsiderem as deliberações tomadas que não contemplam a retroatividade”.
Para combater esta situação, a Direção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do PCP, no mesmo comunicado, exortou os trabalhadores a “não se resignarem” e, juntamente com as suas estruturas representativas, continuarem a “pressionar e a reivindicar” junto das autarquias que “tardam a cumprir” esta obrigação legal.
“O PCP exorta também todos os trabalhadores a exigir do Governo o alargamento da atribuição deste suplemento a outros setores profissionais que, justamente, devem ser abrangidos”, vincou a DORPOR.
No distrito de Portalegre, com 15 concelhos, o PS lidera oito câmaras municipais (Alter do Chão, Campo Maior, Elvas, Ponte de Sor, Crato, Nisa, Gavião e Sousel), seguindo-se o PSD, que preside a quatro (Arronches, Fronteira, Marvão e Castelo de Vide).
A CDU assegura a gestão de dois municípios (Avis e Monforte), enquanto a Câmara de Portalegre é a única do distrito liderada por um movimento independente, a Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP).
Ainda no documento, o PCP disse que “várias autarquias” do distrito, designadamente câmaras e juntas de freguesia da CDU “já aplicam” este suplemento “no seu nível máximo”, com retroatividade a 01 de janeiro deste ano.
“Não se entende a demora, os adiamentos e as desculpas usadas por muitas outras autarquias na implementação do suplemento de penosidade e insalubridade”, lamentou a DORPOR.
Os comunistas manifestaram ainda “preocupação” por algumas autarquias alegadamente insistirem numa “estratégia de bloqueio” da negociação coletiva deste suplemento com os representantes sindicais.
De acordo com o PCP, as autarquias tentam, neste capítulo, “proteger-se” com uma “posição conjunta” da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), que emitiu um parecer “não vinculativo” em que é defendido que o pagamento do suplemento “só ocorre a partir da data da deliberação que prevê a sua aplicação”.
“Estas mesmas autarquias, argumentando que a aplicação do suplemento é complexa porque implica um controlo diário das tarefas executadas por cada trabalhador, parecem encontrar a cada dia um argumento diferente com o mesmo objetivo de sempre, continuar a adiar, o mais que conseguirem, um direito conquistado pelos trabalhadores”, criticou a estrutura comunista.
-
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s… -
Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto
Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u… -
Joana Amaral Dias de fora da corrida às Presidenciais
O Tribunal Constitucional indicou terça-feira, dia 23 de Dezembro, que não admitiu as cand…
Carregar mais artigos relacionados
-
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n… -
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n… -
Cão abandonado junto à Clínica Veterinária de Santo Onofre em Elvas
Um cão que aparenta ter traços da raça de Pitbull foi encontrado pelo moradores do Bairro … -
Câmara de Vila Viçosa quer investir 6ME na construção de variante rodoviária
A construção de uma variante rodoviária, num investimento de seis milhões de euros, é um d…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Estradas portuguesas pintadas de negro: nove mortos e 215 detidos por excesso de álcool nas operações de ano novo da PSP e GNR
Nove pessoas morreram nas estradas portuguesas e 215 foram detidas por excesso de álcool n…