A Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo) participou no congresso virtual “Azulejo: Património em Risco?”, que teve lugar nos passados dias 20 e 21 de maio, organizado pela Sociedade de Geografia de Lisboa com o propósito de promover a discussão em torno da salvaguarda deste património e da eficácia dos mecanismos existentes para a sua proteção.
Além de integrar a comissão científica do congresso, com a participação da Técnica Superior Deolinda Tavares, a DRCAlentejo apresentou o projeto que se encontra a desenvolver TILES – Transporte, Inventariação, Limpeza e Salvaguarda do Património Azulejar pertencente à DRCAlentejo, a cargo das Técnicas Superiores Ângela Barrigó e Maria Oliveira. O TILES integra o plano de atividades do Projeto Magalhães_ICC / INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020 (POCTEP).
A Direção Regional de Cultura encontra-se também a preparar outras iniciativas que visam a valorização e proteção do Património Azulejar do Alentejo, designadamente, o que integra o acervo do Museu Rainha Dona Leonor, em Beja – conjunto de azulejaria hispano-mourisca do século XV (sala do Capítulo) – acompanhando as preocupações que estiveram na origem deste congresso e que motivaram a abertura do processo de classificação de vários conjuntos de azulejos como Bens de Interesse Nacional, pela Direção – Geral do Património Cultural.
-
Elvas: Sociedade civil não concorda com junção de cultura e turismo num único Conselho Municipal
Os participantes da iniciativa “Um Arquipélago de Tertúlias” manifestaram domingo, dia 16 … -
Monforte: Pilotos em terra, visitas ao património
A Câmara Municipal de Monforte voltou a associar-se à organização do Festival Internaciona… -
Elvas: Associação 7350 lança iniciativa literária que junta escolas de Elvas em torno de ‘O Hissope’
A Associação 7350 lançou ontem, dia 14 de Outubro, um novo projeto educativo que une, em c…
Carregar mais artigos relacionados
-
Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz
Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível… -
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s… -
2025 despede-se com frio polar, geada e meia-noite sem chuva
Céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se nublado no Algarve. Neblina ou nevoeiro em esp…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz
Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível… -
Obstetrícia de Portalegre com serviços limitados na passagem de ano
Cinco urgências de Ginecologia e Obstetrícia vão estar fechadas na véspera e no dia de Ano… -
VEJA AQUI OS HORÁRIOS NO ALENTEJO! Força Aérea sobrevoa céus de Portugal Continental com votos de Feliz Ano Novo
Os aviões de caça F-16 vão sobrevoar todo o País, de Norte a Sul, “num dia de particular s…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Xadrez português em missa pela alma de Maria Inês, jovem de Estremoz
Maria Inês Oliveira Caeiro, de 29 anos, natural de Estremoz, destacou-se no xadrez a nível…