A CDU vai repetir a candidatura de Rui Fonseca à Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, nas eleições autárquicas deste ano, depois de já ter sido candidato em 2017.
Em comunicado, a coordenadora local da CDU anunciou que o técnico de vendas, Rui Fonseca, de 34 anos, é o “primeiro candidato” à Câmara de Estremoz nas próximas eleições autárquicas.
Em declarações à agência Lusa, o candidato indicou que, “quando da discussão coletiva no espaço da CDU”, o seu nome foi novamente apontado para cabeça-de-lista à Câmara de Estremoz, ficou “naturalmente feliz e honrado”.
“É com muita alegria e confiança que assumo esta tarefa. Confiança em mim e no meu trabalho, mas também na capacidade dos trabalhadores da autarquia e, sobretudo, no conjunto de mulheres e homens que compõem o coletivo CDU”, adiantou.
Segundo o candidato, a coligação tem “provas dadas” e “demonstrou” neste mandato que, “mesmo em minoria, todos os votos na CDU contam”, acrescentando que “os eleitos da CDU na assembleia municipal foram os mais ativos, os que realmente fiscalizaram e que fizeram proposta”.
“Estremoz precisa de mais eleitos da CDU na assembleia municipal, mas também na câmara e nas freguesias”, realçou, adiantando que, “com a CDU, as freguesias não ficarão esquecidas, nem tão pouco subjugadas à câmara”.
“Para nós não há fregueses de primeira e outros de segunda porque o executivo da junta não é da cor que nos agrada”, acrescentou.
Rui Rato Araújo Fonseca, militante do PCP, integra a Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP, é presidente da direção da Associação Juvenil de Estremoz (AJES), sendo ainda treinador de basquetebol na escola desta modalidade da AJES e foi diretor técnico na Associação de Basquetebol do Alentejo, na qual exerceu em diversas épocas funções como selecionador regional.
A CDU indicou ainda que o cabeça-de-lista à Assembleia Municipal é Noel Moreira, geólogo, de 33 anos.
Para o município de Estremoz foram também anunciadas as candidaturas de Jorge Canhoto (partido Nós, Cidadãos!), José Daniel Sadio (PS), João Paulo Borreicho (movimento independente Nova Esperança Para Estremoz – NEPE), José Carlos Salema (Movimento Independente por Estremoz – MiETZ) e José Poeiras (Chega).
O PSD também já tinha anunciado a candidatura de José Roquette, que entretanto desistiu por “motivos pessoais” e não foi ainda divulgado novo candidato.
O atual presidente da Câmara de Estremoz, Francisco Ramos, eleito pelo Movimento Independente por Estremoz (MiETZ), que substituiu este mandato no cargo Luís Mourinha, já tinha revelado a sua intenção de não concorrer às próximas eleições autárquicas.
Francisco Ramos assumiu a liderança da câmara, em fevereiro de 2019, após a perda de mandato de Luís Mourinha, também eleito pelo MiETZ, condenado em tribunal pelo crime de prevaricação, devido ao alegado corte de um subsídio a uma associação do concelho.
O executivo municipal de Estremoz é constituído por quatro eleitos do MiETZ e três do PS.
As eleições autárquicas deste ano ainda não têm data marcada, mas, por lei, realizam-se em setembro ou outubro.

TCA // MCL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

“O Elvas” regressou aos triunfos frente ao Serpa

“O Elvas” conquistou domingo, dia 7 de Dezembro, uma importante vitória por 1-3 no terreno…