A exposição “Limbo”, do artista Luís Campos, foi inaugurada terça-feira, dia 18, no Paiol de Nossa Senhora da Conceição, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus.
A mostra apresenta um vídeo HD de 6`05”, com música de Rui Gato, realizado a partir de uma instalação de arte pública, integrada na Bienal da Luz, LUZBOA, Junho de 2004.
Na inauguração da exposição esteve presente o secretário de Estado do Planeamento, Ricardo Pinheiro, acompanhado do presidente da Câmara Municipal de Elvas, Nuno Mocinha, assim como o coleccionador António Cachola e o artista Luís Campos.
O artista Luís Campos, nasceu em Lisboa em 1955, é licenciado em Medicina e iniciou o seu percurso expositivo na década de 80. Este integra a Coleção António Cachola, em depósito no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, e na sua obra “Limbo” o espetador observa corpos humanos suspensos numa dimensão entre o céu e a terra e remete-nos para toda uma reflexão sobre a condição humana física e espiritual. Numa época em que o foco está sobre os profissionais de saúde e na saúde dos corpos fica o convite para apreciar a obra em questão.
Limbo é um vídeo realizado a partir de uma fotografia de 605 cm X 605 cm, instalada no tecto de uma enorme caixa de luz. Esta fotografia era composta por 32 imagens de corpos nus sobre um fundo negro, numa organização formal centrípeta, corpos de pessoas de idade diversa, deitadas sobre um vidro e vistas à transparência, numa anamorfose provocada pela compressão contra o vidro.
No vídeo existe uma animação de cada uma das fotografias que preenchiam o painel, em movimentos de subida/descida, aproximação/afastamento, focagem/desfocagem. O vídeo, tal como a instalação, assume a semelhança com o tecto pintado de uma capela ou igreja invocando um motivo escatológico, e como tal religioso, que, tentando incorporar as marcas da contemporaneidade, remete para as cenas pintadas nos tetos das igrejas barrocas. O lugar, a forma e a música original de Rui Gato pretendem criar um espaço e um tempo de contemplação, que exige tempo ao espectador para que esse espaço se revele iniciático e a experiência assuma um carácter transcendente. O tema da luz aparece metaforicamente associado à ideia de iluminação, no sentido de quem é iluminado, tornando-se o vídeo tal como a instalação original, um espaço de luz. O fundo negro faz o raccord com o céu à noite. A imagem surge assim, entre o céu e a terra, nem céu nem terra, um não-lugar…
A visita à mostra, uma extensão da exposição no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, está sujeita a marcação, através dos contactos do MACE.
-
Conhece Aimée Alves?
Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl… -
Concluídas obras de conservação e beneficiação da Estação Ferroviária de Elvas
Foram finalizados os trabalhos de conservação e beneficiação da Estação Ferroviária de Elv… -
Elvas: Classe de guitarra da Gota d’Arte atuou no “Mercado de Natal”
A classe de guitarra da associação Gota d’Arte, sob a direção do professor Paulo Carrilho,…
Carregar mais artigos relacionados
-
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co… -
Fronteira: Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha acolhe Missa de Acção de Graças
O Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, no concelho de Fronteira, vai acolher, no dia … -
Margarida Curinha é a nova presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto
Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u… -
Dois feridos graves no acidente em Moura helitransportados para Lisboa e Oeiras
Um ferido grave no despiste do automóvel ocorrido hoje no concelho de Moura foi helitransp… -
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…


