Como forma de dinamizar o turismo do concelho e incentivar a economia local, a Câmara Municipal de Elvas encontra-se atualmente a promover diversas iniciativas culturais e artísticas para dar visibilidade ao concelho, fortalecendo o sentimento de pertença dos seus habitantes e atrair novos públicos.
Uma vez que o turismo do concelho é uma atividade fundamental, focada em três ramos de atividade (comércio, restauração e hotelaria), a Câmara Municipal de Elvas pretende assim potenciar e apoiar, ao longo de todo o ano, dezenas de iniciativas cuja finalidade é tornar conhecido o concelho e aproveitar a adesão favorável de quem se desloca à região.
“A cultura, para o concelho de Elvas, é uma área que se constitui fundamental para a atratividade turística. Desde logo, o património constitui um conjunto de espaços de privilégio para o desenvolvimento de diversas atividades da área cultural, quer as mais clássicas, como a música e a dança, quer as que apelam à aplicação de uma maior tecnologia”, afirma Nuno Mocinha, presidente da Câmara Municipal de Elvas.
“A pandemia está a ter um impacto devastador na economia local, com a indústria do turismo como a restauração, hotelaria, e animação turística, a ser duramente atingida pelas medidas de contenção. Assim, e face às medidas de apoio que este município já apresentou e colocou em prática no apoio às empresas locais, neste momento é crucial criar-se ações especificas de promoção turística e continuar a colocar Elvas como um destino de excelência. Numa altura em que o desconfinamento está em curso, é necessário encontrar outras formas de responder ao objetivo de termos atuações de artistas consagrados na nossa cidade”, conclui o autarca.
Neste sentido, uma das grandes ações foi a aposta na criação de um vídeo-postal do Forte da Graça, em parceria com o David Carreira. Este vídeo-postal é o projeto que levou até à cidade de Elvas uma iniciativa única, inovadora e pioneira a nível nacional, com o objetivo de divulgar e promover o importante monumento classificado como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Um projeto 100% português, concebido e realizado com artistas e empresas nacionais que procurou juntar várias áreas dos eventos como a música, iluminação, efeitos especiais e pirotecnia, som, vídeo e as suas subáreas alargando assim o espectro do universo da produção de eventos – ao universo cultural e arquitetónico português. Um alavancar não só do setor artístico e cultural, como a promoção do turismo nacional, criando uma ferramenta de promoção do património local. O vídeo, realizado em formato “concerto sem espectadores”, será lançado no canal Youtube do Município de Elvas no dia 22 de maio.
Ainda, a Câmara Municipal de Elvas lançou outras iniciativas para a promoção e animação cultural, entre elas: À conversa com… e não só, a qual conta com a participação de concertos online com convidados como Pedro Abrunhosa, José Cid, Cuca Roseta, Sérgio Godinho, Paulo de Carvalho, Jorge Palma e Mafalda Veiga, até junho; a Cultura Sai à Rua, onde o objetivo é levar a cultura a casa das pessoas, durante os meses de julho, agosto e setembro; a Música Encanta o Património, previsto para os meses de junho e setembro.; a Cultura em Rede, em julho; e os Percursos pelo Património com datas já definidas para junho, julho e setembro.
Outros pontos importantes a evidenciar na região são os museus que constituem uma oferta diversa: o Museu de Arte Contemporânea de Elvas, o Museu de Arqueologia e Etnografia António Tomás Pires, o Museu Municipal da Fotografia, o Museu de Arte Sacra, o Museu Militar de Elvas e o Museu Militar do Forte de Santa Luzia. Deve-se ainda salientar locais de interesse turístico na região, classificados em 2012 pela UNESCO, como a Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações: Castelo, Aqueduto da Amoreira, Igrejas, Fortes da Graça e de Santa Luzia, Fortins de São Mamede, São Pedro e São Domingos, três cinturas de muralhas e todo o centro histórico.
-
Gastronomia e música da Tunísia dão vida ao Festival Sete Sóis Sete Luas em Elvas
A Tunísia está em destaque durante este fim de semana em Elvas, no âmbito da 34.ª edição d… -
Elevada procura deixa I Simpósio Internacional de Enfermagem Forense com os últimos lugares disponíveis
A elevada procura pelo I Simpósio Internacional de Enfermagem Forense está a superar as ex… -
APPACDM de Elvas inaugura espaço “Sabores da Inclusão” no Mercado Municipal
A APPACDM de Elvas inaugurou, na manhã deste sábado, 18 de julho, o espaço "Sabores da Inc…
Carregar mais artigos relacionados
-
Fundação Nossa Senhora da Esperança celebra o 163º aniversário na segunda-feira
A Fundação Nossa Senhora da Esperança celebra na próxima segunda-feira, dia 20 de Julho, o… -
Combustíveis voltam a disparar: gasóleo sobe até 13,5 cêntimos e gasolina 6,5
Os preços dos combustíveis deverão registar uma forte subida a partir da próxima segunda-f… -
Fronteira recebe sessão de esclarecimento dirigida a empresários e investidores
O Município de Fronteira, em parceria com a NERPOR – Associação Empresarial da Região de P…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Fundação Nossa Senhora da Esperança celebra o 163º aniversário na segunda-feira
A Fundação Nossa Senhora da Esperança celebra na próxima segunda-feira, dia 20 de Julho, o… -
Combustíveis voltam a disparar: gasóleo sobe até 13,5 cêntimos e gasolina 6,5
Os preços dos combustíveis deverão registar uma forte subida a partir da próxima segunda-f… -
Fronteira recebe sessão de esclarecimento dirigida a empresários e investidores
O Município de Fronteira, em parceria com a NERPOR – Associação Empresarial da Região de P…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Fundação Nossa Senhora da Esperança celebra o 163º aniversário na segunda-feira
A Fundação Nossa Senhora da Esperança celebra na próxima segunda-feira, dia 20 de Julho, o…