O Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, sob a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), assinala amanhã, terça-feira, o Dia Internacional dos Museus (DIM), instituído em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus com o objectivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.
Alinhado com o tema proposto pelo ICOM para 2021, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o Museu Rainha Dona Leonor oferece um programa que convida a comunidade e os visitantes a descobrirem este espaço de conhecimento e a desfrutarem do seu património.
Durante a manhã, as actividades inserem-se no plano de execução do filme “Herança Romana. Beja no ano de 121 d.C. no tempo do Imperador Adriano”, da responsabilidade do professor Simão Matos e da turma 7ºA da Escola Mário Beirão (Beja), e compreendem, às 10,15h, uma comunicação sobre latim e questões da língua, por Sandra Bettencourt, coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas 2, de Beja.
Às 11,30h, uma comunicação sobre a vida em Pax Julia será proferida por Susana Correia, arqueóloga da DRCAlentejo.
À tarde, pelas 16,30h, a conferência “O Convento/Paço da Conceição e a cidade: Beja no jogo de escalas dos finais de Quatrocentos”, pelo professor Hermenegildo Fernandes, historiador e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será uma oportunidade para melhor se ficar a conhecer o monumento e a sua história.
Através do programa apresentado, e neste dia simbólico, a DRCAlentejo pretende “afirmar a relevância do Museu Rainha Dona Leonor como uma instituição essencial nas políticas de salvaguarda e valorização do património histórico e artístico da região”.
As iniciativas são gratuitas, limitadas a 30 pessoas, de acordo com as normas de segurança sanitária em vigor.
A organização é da Direção Regional de Cultura do Alentejo/Museu Rainha D. Leonor.
-
Alentejo: Mulher de 66 anos morre após ser atingida por carro junto a passadeira
Uma mulher, de 66 anos, morreu na noite de domingo, dia 28 de Setembro, em Beja, após ser … -
Professores comemoraram 50 anos de Magistério em Campo Maior
Campo Maior foi o local escolhido por um grupo de professores que estudou em Portalegre pa… -
Candidato do Chega a freguesia de Portalegre em sessão erótica
Rebentou mais uma polémica relacionada com o Chega e desta vez em Portalegre. …
Carregar mais artigos relacionados
-
São Mateus despede-se com Procissão do Regresso dos Pendões
A Procissão do Regresso dos Pendões realizou-se na tarde de domingo, dia 28 de Setembro, l… -
História de amor inspira nova obra de Claudina Brito
O livro “Aninhas e Joãozinho”, da autoria de Claudina Brito, foi apresentado sábado, dia 2… -
Crédito Agrícola inaugurou novas instalações da Agência Elvas II
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Elvas, Campo Maior e Borba inaugurou, na tarde de sex…
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
-
Professores comemoraram 50 anos de Magistério em Campo Maior
Campo Maior foi o local escolhido por um grupo de professores que estudou em Portalegre pa… -
Município de Vila Viçosa reforça equipa na área do turismo
O Município de Vila Viçosa assinou, no passado dia 23 de Setembro, um contrato de trabalho… -
Ponte de Sor: Alunos do Centro Nacional de Treino de Basquetebol iniciam novo ano lectivo
Os alunos do Centro Nacional de Treino (CNT) de Basquetebol de Ponte de Sor já estão na ci…
Carregar mais artigos em Região
Veja também
São Mateus despede-se com Procissão do Regresso dos Pendões
A Procissão do Regresso dos Pendões realizou-se na tarde de domingo, dia 28 de Setembro, l…