O Museu Rainha Dona Leonor, em Beja, sob a tutela da Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCAlentejo), assinala amanhã, terça-feira, o Dia Internacional dos Museus (DIM), instituído em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus com o objectivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.
Alinhado com o tema proposto pelo ICOM para 2021, “O futuro dos museus: recuperar e reimaginar”, o Museu Rainha Dona Leonor oferece um programa que convida a comunidade e os visitantes a descobrirem este espaço de conhecimento e a desfrutarem do seu património.
Durante a manhã, as actividades inserem-se no plano de execução do filme “Herança Romana. Beja no ano de 121 d.C. no tempo do Imperador Adriano”, da responsabilidade do professor Simão Matos e da turma 7ºA da Escola Mário Beirão (Beja), e compreendem, às 10,15h, uma comunicação sobre latim e questões da língua, por Sandra Bettencourt, coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas 2, de Beja.
Às 11,30h, uma comunicação sobre a vida em Pax Julia será proferida por Susana Correia, arqueóloga da DRCAlentejo.
À tarde, pelas 16,30h, a conferência “O Convento/Paço da Conceição e a cidade: Beja no jogo de escalas dos finais de Quatrocentos”, pelo professor Hermenegildo Fernandes, historiador e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, será uma oportunidade para melhor se ficar a conhecer o monumento e a sua história.
Através do programa apresentado, e neste dia simbólico, a DRCAlentejo pretende “afirmar a relevância do Museu Rainha Dona Leonor como uma instituição essencial nas políticas de salvaguarda e valorização do património histórico e artístico da região”.
As iniciativas são gratuitas, limitadas a 30 pessoas, de acordo com as normas de segurança sanitária em vigor.
A organização é da Direção Regional de Cultura do Alentejo/Museu Rainha D. Leonor.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Região

Veja também

Conhece Aimée Alves?

Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl…