Mais de 100 académicos, empresários, políticos e dirigentes da administração pública pedem ao Governo a instalação no Alentejo da estrutura europeia permanente para o empreendedorismo, para ajudar a transformar a região no próximo ‘Silicon Valley’.
O pedido consta de uma carta, a que a agência Lusa teve hoje acesso, da autoria do vice-reitor da Universidade de Évora (UÉ) e presidente executivo do Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia (PACT), Soumodip Sarkar, que foi subscrita por 104 personalidades.
Na missiva, já enviada ao primeiro-ministro, António Costa, Soumodip Sarkar diz ter tido conhecimento de que “Portugal irá acolher uma estrutura europeia permanente para o empreendedorismo” e felicita o Governo pela iniciativa.
“Vejo a possibilidade da integração desta estrutura no Alentejo como um importante e enorme passo para concretização mais rápida e eficaz daquela que é a nossa missão. Não só a missão da região, mas a missão do país. Um país que tem trabalhado para que a coesão territorial seja uma realidade efetiva”, sublinha.
O anúncio do lançamento de uma estrutura europeia permanente para o empreendedorismo, denominada “Europa ‘Startup’ Aliança das Nações”, foi feito pelo primeiro-ministro, em março, na 4.ª edição do Dia Digital, uma iniciativa da Comissão Europeia organizada em parceria com o Ministério da Economia e da Transição Digital, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE.
António Costa indicou, então, que a iniciativa teria sede em Lisboa e que competiria com os principais concorrentes internacionais na área da inovação tecnológica, nomeadamente com os Estados Unidos, Israel e Singapura.
Na carta enviada ao primeiro-ministro, o vice-reitor da UÉ e presidente do PACT diz acreditar que o Alentejo “tem todas as condições para ser o próximo ‘Silicon Valley’” e manifesta-se “crente do potencial” da região e “confiante no trabalho” desenvolvido “nos últimos anos pelos vários agentes”.
“O ecossistema educativo profundamente enriquecido pelo desenvolvimento das instituições de ensino superior e o Sistema Regional de Transferência de Tecnologia (SRTT)” são alguns exemplos do “trabalho e evolução” da região em matéria de empreendedorismo e inovação, segundo o responsável.
Entre outros, destaca também “a forte ligação” entre fatores tradicionais e fatores de inovação, “eclosão da região” como polo industrial e tecnológico, o número de incubadoras de base tecnológica na Rede Nacional de Incubadoras e a expansão das instalações físicas do PACT, localizado em Évora.
“O crescimento da região Alentejo em matéria de empreendedorismo, inovação e desenvolvimento é claro e inequívoco”, nota Soumodip Sarkar, considerando que “os fatores territoriais têm tido um importante contributo nesta expansão”.
Para o responsável, o facto de a região ocupar um terço do território nacional, o clima mediterrânico e a cultura e gastronomia “são fatores que não são indiferentes” aos que “passam” e aos que “decidem ficar” no Alentejo.
“Esta oportunidade deve ser vista para Portugal como uma mais-valia, em termos de experiência e conhecimento, um garante do seu sucesso, essencial à gestão desta estrutura que monitorizará o ecossistema europeu de empreendedorismo”, afirma.
O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, António Ceia da Silva, a reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, a presidente do hospital de Évora, Filomena Mendes, o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, Vítor Silva, e a eurodeputada Maria da Graça Carvalho são alguns dos signatários da carta.
Também subscreveram a carta o antigo ministro da Agricultura António Serrano, diversos empresários, como António Silvestre Ferreira, Rui Nabeiro e José Roquette, autarcas, investigadores e académicos, dirigentes da administração pública, presidentes dos núcleos empresariais, associações e outros.
-
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre prepara-se para abrir polo em Évora no primeiro trimestre de 2026
Um polo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre poderá abrir, em 2026, perto de Évo… -
Um morto e quatro feridos no despiste no concelho de Moura
Um homem morreu e outros quatro ficaram feridos, três deles com gravidade, no despiste do … -
Estrada Nacional cortada em Moura devido a despiste com cinco vítimas
A Estrada Nacional 255-1 (EN255-1), na zona de Moura, distrito de Beja, está cortada ao tr…
Carregar mais artigos relacionados
-
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest… -
Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano
De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre prepara-se para abrir polo em Évora no primeiro trimestre de 2026
Um polo da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre poderá abrir, em 2026, perto de Évo… -
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro… -
Comando Distrital de Portalegre da PSP alerta para utilização indevida de artigos de pirotecnia da Noite da Passagem de Ano
A poucas horas da transição de 2025 para 2026, preparam-se os festejos. As várias manifest…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
VMER do Alentejo parada na noite de Natal por falta de médicos
Seis VMER, viaturas médicas de emergência e reanimação, estiveram paradas a 24 de Dezembro…