Quinze restaurantes do concelho de Alandroal, no distrito de Évora, vão apresentar nas suas ementas pratos confecionados à base de peixe do rio, a partir de sexta-feira, durante uma mostra gastronómica dedicada a esta iguaria.
A iniciativa volta a realizar-se “apenas nos restaurantes”, tal como no ano passado, e não tem a componente de feira e eventos paralelos, habituais noutras edições, devido à pandemia de covid-19, assinalou hoje à agência Lusa o autarca local.
Segundo o presidente da câmara, João Grilo, a 12.ª Mostra Gastronómica do Peixe do Rio de Alandroal integra ainda iniciativas em formato digital.
Organizada pelo município, a mostra gastronómica, que começa na sexta-feira e se prolonga até ao dia 30 deste mês, quer “promover o melhor da gastronomia local”.
“É uma forma de promovermos a economia local, num momento em que precisamos de gerar uma nova dinâmica e relançar a atividade da restauração, que passou muito tempo sem poder trabalhar”, devido às medidas restritivas da pandemia de covid-19, salientou.
O autarca indicou que a mostra realiza-se, este ano, cerca de dois meses mais tarde do que é habitual, por causa da pandemia de covid-19, mas frisou que esta mudança “não é má do ponto de vista gastronómico”.
“O peixe também está em boas condições. Aliás, muitos apreciadores dizem que estará melhor ainda nesta altura”, sublinhou.
Caldeta de peixe do rio, barbo frito, açorda de sável, paelha de lúcio-perca e carpa assada no forno são alguns dos pratos que vão estar nas ementas dos 15 restaurantes aderentes.
De acordo com o programa, a mostra inclui a realização em formato digital do Congresso das Cozinhas do Rio, que reúne chefes de cozinha de todo o país e especialistas locais dos restaurantes do concelho.
O município vai ainda sortear uma centena de ‘vouchers’ de dupla refeição para utilização nos restaurantes aderentes.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Presépios de playmobil para ver na Casa da Cultura

A Casa da Cultura, em Elvas, vai acolher, a partir de 8 de Dezembro, a exposição “Presépio…