A E-REDES vai investir, até ao final deste ano, 14,5 milhões de euros em ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas gestão de combustível junto às linhas de eletricidade, com o intuito de garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança das redes elétricas. O anúncio foi feito esta manhã pelo presidente do Conselho de Administração da Empresa, no âmbito da III Conferência Gestão da Vegetação.
“A E-REDES tem feito uma aposta significativa no desenvolvimento de soluções inovadoras com vista à gestão, manutenção e monitorização das redes elétricas, com especial enfoque nos espaços florestais. Para tal, temos implementado sistemas avançados de monitorização da vegetação junto à rede de distribuição de eletricidade, dos quais são exemplo a inspeção termográfica das linhas elétricas através de voos de helicóptero e a medição das distâncias de segurança com recurso a drones e imagens de satélite. O tratamento das imagens aéreas e de toda a informação recolhida tem-nos permitido assegurar uma intervenção cada vez mais eficiente no terreno”, garantiu José Ferrari Careto. “Ao aliarmos o conhecimento técnico à tecnologia e às suas imensas potencialidades, temos conseguido claros benefícios para a sociedade, quer em matéria de segurança, como de qualidade do serviço. A gestão da vegetação é um tema muito desafiante, especialmente num país com as caraterísticas de Portugal, mas acreditamos que, com uma atuação coordenada de todos, estamos no caminho certo”, afirmou o presidente da E-REDES.
O evento digital, transmitido a partir de Pampilhosa da Serra, foi acompanhado por mais de 600 pessoas de diversas instituições e entidades ligadas a esta temática e contou com a presença do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.
“A E-REDES é uma das entidades integrantes do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais que maior eficácia introduz na execução e manutenção das faixas de gestão de combustível da rede secundária, demonstrando que a tecnologia é um poderoso aliado na gestão eficiente e inteligente de combustível. Cientes da importância cada vez mais relevante da tecnologia na monitorização da superfície terrestre, acompanhamos com muita atenção os processos tecnológicos que podem potenciar o sistema de monitorização de ocupação do solo, partindo de uma premissa fundamental: boa informação é essencial para boas e melhores políticas. Reconhecendo esta evidência e esta necessidade, o Governo, com o apoio do Next Generation EU, irá investir significativamente no levantamento LiDAR, no modelo digital do terreno e na cobertura com imagens de satélite de muito alta resolução de todo o território nacional, entre outros investimentos que serão realizados no âmbito da cartografia de referência”, concluiu João Catarino.
-
Rua da Feira requalificada: Comerciantes divididos quanto ao impacto da intervenção
Cinco meses após a polémica empreitada na Rua da Feira, este semanário volta novamente ao … -
Programa Sub-regional de Ação de Gestão de Fogos Rurais do Alto Alentejo em consulta pública
O projecto de Programa Sub-regional de Ação de Gestão de Fogos Rurais do Alto Alentejo, um… -
As faixas da discórdia parte II
O inquérito aos serviços de fiscalização da Câmara Municipal de Elvas vai mesmo para a fre…
Carregar mais artigos relacionados
-
GNR registou até 15 de setembro 1.942 burlas a idosos
A GNR registou entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crim… -
AD acusa Rondão Almeida de “enganar os elvenses” após polémica com rejeição de lista
A coligação AD – Aliança Democrática de Elvas reagiu hoje, dia 1 de Outubro, às declaraçõe… -
Início de Outubro com céu limpo e vento fraco
Céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no interior Centro e Sul durante a tarde…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Cata Vassalo e Delta Coffee House Experience unem joalharia e café numa colaboração inédita
A marca de joalharia Cata Vassalo e a Delta Coffee House Experience juntaram-se para uma c… -
Delta lança mais uma edição do Café da Sorte
A campanha Café da Sorte, iniciativa do Grupo Nabeiro, regressa em 2025, depois do sucesso… -
Seguradoras do Grupo Crédito Agrícola registam o menor número de reclamações do sector
As seguradoras CA Seguros, do ramo não vida, e CA Vida, do ramo vida, reafirmam a excelênc…
Carregar mais artigos em Empresas
Veja também
GNR registou até 15 de setembro 1.942 burlas a idosos
A GNR registou entre 1 de Janeiro e 15 de Setembro 1.942 ocorrências de burlas, 4.964 crim…