O exercício internacional NATO Tiger Meet (NTM), adiado em 2020 devido à evolução da pandemia de covid-19, realiza-se este mês, em Beja, com a participação de mais de 1.000 militares e 57 aeronaves.
O NATO Tiger Meet 2021 vai decorrer, a partir de domingo e até 14 de maio, na Base Aérea N.º 11, em Beja, divulgou hoje a Força Aérea Portuguesa (FAP), que organiza o exercício através da Esquadra 301 – “Jaguares”.
Esta edição do NTM deveria ter-se realizado entre os dias 10 e 21 de maio de 2020, mas foi, inicialmente, adiada para julho do mesmo ano e, posteriormente, para 2021, devido à pandemia de covid-19.
Criado pela NATO Tiger Association, o NTM é realizado anualmente e envolve esquadras de voo de várias nações que têm um tigre (“tiger” em inglês) como símbolo, com o objetivo de promover a cooperação e interoperabilidade entre as Forças da NATO e membros da Parceria para a Paz.
Segundo a FAP, a edição 2021 do exercício internacional conta com a participação de oito esquadras ‘Tiger’ de seis países (Portugal, Grécia, Holanda, Itália, Polónia e Suíça) e da NATO e de três esquadras de voo da França e dos Estados Unidos da América, envolvendo mais de 1.000 militares e 57 aeronaves.
Esta vai ser a quarta vez que a Força Aérea organiza o NTM, depois das edições de 1987, 1996 e 2002.
Através da Esquadra 301, no cômputo das edições, a FAP foi distinguida com o troféu ‘Silver Tiger’ em 1980, 1985, 2011 e na anterior edição, em 2019, que decorreu em Mont-de-Marsan, em França.
Devido à pandemia de covid-19, entre outras medidas, vão ser realizados testes antigénios semanais a todos os militares participantes para “garantir um ambiente seguro” para o desenvolvimento das operações aéreas, indicou a FAP.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Praticamente lotado! Distrito de Portalegre com hotelaria em alta na Passagem de Ano

De acordo com José Manuel Santos, presidente da ERT, Entidade Regional de Turismo do Alent…