O presidente da Concelhia de Reguengos de Monsaraz do PS, Manuel Janeiro, vai ser o candidato do partido à presidência desta câmara municipal, no distrito de Évora, de maioria socialista, nas eleições autárquicas deste ano.
“Houve um chamamento do partido e eu percebi os argumentos e entendi aceitar este desafio”, afirmou hoje à agência Lusa o cabeça-de-lista socialista.
O secretariado da Federação Distrital de Évora do PS ratificou, na terça-feira, a escolha da Concelhia de Reguengos de Monsaraz para que Manuel Janeiro encabeçasse a lista dos socialistas à câmara municipal.
Manuel Janeiro, de 66 anos, recentemente aposentado, é natural de Reguengos de Monsaraz e sempre viveu nesta cidade alentejana, tendo trabalhado “mais de 20 anos” numa empresa do concelho vizinho de Mourão, nas áreas administrativa e informática.
Na liderança da Concelhia de Reguengos de Monsaraz do PS, desde 2018, o candidato foi eleito vereador do município nas autárquicas de 2005 e cumpriu mais dois mandatos como vice-presidente, entre 2009 e 2017.
Assinalando que Reguengos de Monsaraz é “um bastião socialista”, uma vez que está nas mãos do PS “desde 1976”, quando foram realizadas as primeiras eleições autárquicas em Portugal, Manuel Janeiro disse ter “consciência do desafio”.
“É para suceder a um autarca ‘dinossauro’, como Vítor Martelo [presidente do município entre 1977 e 2009], e a José Calixto [presidente desde 2009]. Aprendi muito com eles e o objetivo é dar seguimento ao trabalho deles”, referiu.
O atual autarca de Reguengos de Monsaraz, José Calixto, está a cumprir o terceiro mandato consecutivo e não se pode recandidatar, devido à lei de limitação de mandato, tendo já sido anunciado como candidato do PS à Câmara de Évora, liderada pela CDU.
Manuel Janeiro é o segundo nome divulgado para a “corrida” à presidência da Câmara de Reguengos de Monsaraz nas próximas eleições autárquicas, depois do anúncio da candidatura da psicóloga Marta Prates pelo PSD.
O atual executivo municipal de Reguengos de Monsaraz é composto por quatro eleitos do PS e um do PSD.
-
PS propõe isenção de portagens na A6 e A2 para residentes e empresas do Alentejo
O PS propôs a isenção do pagamento de portagens na autoestrada A6 e nos troços da A2 que s… -
Impasse na Junta de Freguesia de Santa Eulália. O Chega ganhou e elegeu o presidente. Agora o PS e o MCPE exigem os lugares de secretário e tesoureiro. O Chega não aceita.
Não está a ser fácil chegar a um consenso na atribuição dos cargos do executivo da Junta d…
Carregar mais artigos relacionados
-
Vila Viçosa reforça presença além-fronteiras na INTUR 2025
A participação de Vila Viçosa na INTUR 2025 – Feira Internacional de Turismo de Interior, … -
Gato preso no motor mobiliza Bombeiros de Campo Maior
Neste domingo, 16 de Novembro, a corporação de Bombeiros, de serviço no quartel de Campo M… -
Fronteira voltou a marcar presença no Alentejo Walking Festival 2025
O Município de Fronteira voltou a integrar o Alentejo Walking Festival 2025. , um evento q…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Elvas: Quatro vereadores com pelouros distribuídos
Na primeira reunião do novo executivo municipal realizada ontem, dia 3 de novembro, ficara…
Carregar mais artigos em Política
Veja também
Vila Viçosa reforça presença além-fronteiras na INTUR 2025
A participação de Vila Viçosa na INTUR 2025 – Feira Internacional de Turismo de Interior, …