A Universidade de Évora (UÉ) passou a integrar uma plataforma de tecnologia e inovação da Comissão Europeia que pretende desenvolver “uma cadeia de valor de baterias inovadora, competitiva e sustentável”, divulgou hoje a academia alentejana.
Segundo a UÉ, a plataforma, denominada ‘Batteries Europe’, está inserida na Aliança Europeia para as Baterias (EBA, na sigla em inglês), lançada em 2017 e que junta o executivo comunitário, a União Europeia e fabricantes de automóveis.
A Cátedra Energias Renováveis da Universidade de Évora (CER-UÉ) é a entidade da academia alentejana que passa a integrar a ‘Batteries Europ’e, depois de ter sido aprovada a sua candidatura, adiantou a instituição.
Esta plataforma, indicou a UÉ, tem o objetivo de “desenvolver uma cadeia de valor de baterias inovadora, competitiva e sustentável, como componente estratégica da transição verde e digital da Europa”.
“A principal área de colaboração” desta cátedra da academia, que é representada pelo investigador Luís Fialho, está “inserida no Grupo Temático 6, que se foca na aplicação e integração de baterias estacionárias”, indicou.
A UÉ adiantou que os trabalhos deste grupo de peritos incluem a “identificação de necessidades tecnológicas para sistemas de armazenamento estacionário eficientes” e a “exploração do papel das baterias para aplicações estacionárias.
As “baterias de segunda vida e a reciclagem, estudo de modelos de negócio para o setor ou a hibridização de tecnologias de armazenamento de energia”, são outras das tarefas do grupo de trabalho.
Citado pela UÉ, o investigador Luís Fialho assinalou que a CER-UÉ passa a “acompanhar os trabalhos e reuniões desta plataforma”, o que vai “potenciar os contributos para o setor e aprofundar a Investigação & Desenvolvimento (I&D) que detém nesta área”.
A ‘Batteries Europe’ “pretende acelerar o estabelecimento de uma indústria europeia de baterias, competitiva a nível mundial, de forma a impulsionar a implementação de ações de investigação e inovação na área das baterias”, afirmou Luís Fialho.
O representante desta cátedra da academia alentejana referiu-se ao Plano Estratégico de Tecnologia da Energia (SET, sigla original em inglês) e da Agenda Estratégica de Investigação e Inovação em Transportes.
Criada em 2010, a CER-UÉ tem como missão o desenvolvimento de soluções tecnológicas e aplicações da energia solar para a descarbonização de diferentes setores da economia: indústria e agricultura, geração elétrica, transportes ou comunidades.
A cátedra lidera a Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração, que, em parceria com o Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG), visa o uso e desenvolvimento de tecnologias de concentração solar e de armazenamento de energia, de modo a potenciar o contributo da energia solar para a Transição Energética.
-
Lusitano de Évora empata com Benfica B em jogo de preparação no Seixal
O Benfica B, da II Liga portuguesa de futebol, empatou hoje 1-1 frente ao Lusitano de Évor… -
Campanha da APA que alerta para a urgência de uma separação adequada dos resíduos vai estar no Rossio em Évora
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) assinala o início do verão com uma ação de comunica… -
Alto Alentejo assinala um ano de inovação na saúde com reunião da iniciativa “INTEGRAR Farmácias”
O Hospital Doutor José Maria Grande, em Portalegre, acolheu a 2.ª Reunião da iniciativa "I…
Carregar mais artigos relacionados
-
Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo
A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo… -
Elvas: IMI volta a ser cobrado no Centro Histórico
O Governo terminou com a isenção automática de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) de to… -
Feira de Maio dura até 19 de Maio e conta com novidades
A Feira de Maio, em Elvas, decorre até domingo, 19 de Maio, no Parque da Piedade, e este a…
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
-
Fundação Nossa Senhora da Esperança celebra o 163º aniversário na segunda-feira
A Fundação Nossa Senhora da Esperança celebra na próxima segunda-feira, dia 20 de Julho, o… -
Combustíveis voltam a disparar: gasóleo sobe até 13,5 cêntimos e gasolina 6,5
Os preços dos combustíveis deverão registar uma forte subida a partir da próxima segunda-f… -
Fronteira recebe sessão de esclarecimento dirigida a empresários e investidores
O Município de Fronteira, em parceria com a NERPOR – Associação Empresarial da Região de P…
Carregar mais artigos em Destaque Principal
Veja também
Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo
A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…