Dez monumentos portugueses vão iluminar-se de verde na quarta-feira, no âmbito de uma iniciativa global para celebrar o Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, anunciou hoje a embaixada irlandesa em Portugal, adiantando que a iniciativa “visa gerar positividade”.
“Este ano, a Embaixada da Irlanda em Portugal associa-se ao Tourism Ireland (Turismo da Irlanda) e ao Turismo de Portugal para iluminar dez locais e monumentos, do Porto ao Algarve, como parte de um vasto leque de atividades para assinalar a data festiva”, pode ler-se em comunicado.
De acordo com a entidade, a lista dos monumentos portugueses a serem iluminados são a Estátua de Dom José I, em Lisboa (17 de março); o Cristo Rei, em Almada, Setúbal (12-17 de março); o Museu Condes de Castro Guimarães, em Cascais (12-18 de março); a Câmara de Cascais (17 de março); o Castelo de Marvão (15-17 de março); o Aeroporto Internacional de Faro (1-31 de março); o Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga (17 de março); a Torre dos Clérigos, no Porto (17 de março); o Castelo de Bragança (17 de março); e a Ponte Pedonal Metálica de Peso da Régua, em Vila Real (17 de março).
“Embora a atual situação de saúde pública não permita que celebremos o nosso dia nacional [o Dia de São Patrício é o Dia Nacional da Irlanda] em pessoa, a Embaixada da Irlanda em Lisboa oferece os ‘Greenings’ como um sinal de esperança e solidariedade para com os nossos amigos portugueses neste momento difícil”, realçou o embaixador da Irlanda em Portugal, Ralph Victory.
Segundo a organização, o evento Global Greenings “visa gerar positividade em todo o mundo no Dia de São Patrício, iluminando centenas de locais emblemáticos – incluindo a Torre de Pisa, a Ópera de Sidney, as Cataratas do Niágara, o London Eye, a Sky Tower da Nova Zelândia e o Palácio do Príncipe do Mónaco – na cor nacional da Irlanda”.
“Com o apoio do Tourism Ireland e do gabinete do Turismo de Portugal em Dublin, é com muita satisfação que alcançamos este ano um novo recorde, iluminando de verde diversos locais e monumentos de Norte a Sul de Portugal, até à noite de 17 de março”, observou Ralph Victory.
Para o diplomata, a embaixada continuará a “iluminar Portugal de verde”, oferecendo à diáspora irlandesa “um sentimento de ligação à Irlanda”, numa altura em que muitos irlandeses não podem regressar a casa, devido à pandemia.
A iniciativa integra-se num programa com outras atividades especiais, a decorrerem na próxima semana, como celebrações de poesia e cultura irlandesa, espetáculos musicais, conferências e festas online.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Fronteira recebe Peregrinação Jubilar ao Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha

O concelho de Fronteira vai acolher, nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, a Peregrinação Jubilar …