A Câmara e a Assembleia Municipal de Avis aprovaram, por unanimidade, a Estratégia Local de Habitação.
De acordo com a Autarquia, trata-se de um documento que foi elaborado a partir de um diagnóstico actualizado sobre a realidade social e habitacional do concelho e que define a programação estratégica a nível das soluções habitacionais, “com o supremo objectivo de auxiliar os agregados familiares que vivem em condições inadequadas”.
A Estratégia Local de Habitação (ELH) concretiza “um conjunto de princípio e direitos explanados em diversos diplomas legais, que salvaguardam o direito no apoio à habitação condigna por parte de todas as famílias, independentemente da sua capacidade financeira”.
O diagnóstico realizado no concelho de Avis teve por base dados de fontes oficiais, nomeadamente o Instituto Nacional de Estatística, bem como o inquérito por questionário aplicado à população local entre Julho e Agosto de 2020, “feito em todas as localidades/freguesias com a preocupação de ter uma base representativa de toda a população residente e a sua inerente diversidade”, e ainda dados de fontes municipais.
Ainda segundo a Autarquia, a EHL prevê um conjunto de acções, num período de seis anos (2021-2027), de modo a fomentar o acesso a uma habitação condigna a 58 agregados familiares através de iniciativas que integram a construção e reabilitação de habitações, representando um investimento estimado de 5.487.696,00 euros.
Após a aprovação na Assembleia Municipal, o Município de Avis submeteu a candidatura a financiamento no âmbito do programa “1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”.
Por outro lado, os proprietários de imóveis sinalizados nas situações de carência habitacional poderão submeter uma candidatura ao programa “1º Direito” para acesso ao financiamento das obras de reabilitação ou adaptação, sendo que a comparticipação poderá ir até 100 por cento das despesas elegíveis.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Covid-19: Elvas com mais duas pessoas recuperadas

Nas últimas 24 horas, o concelho de Elvas não registou novos casos de pessoas infectadas c…