O professor José Daniel Sádio volta a ser o candidato do PS à Câmara de Estremoz, liderada por um movimento independente, nas eleições autárquicas deste ano.
Em declarações à Lusa, o candidato, que já é vereador socialista no município, indicou que acredita ser possível “delinear uma estratégia de afirmação para o concelho, combater a desertificação e fixar os jovens”.
O cabeça-de-lista assumiu também que pretende “dar mais apoio aos idosos e criar estímulos à fixação de empresas que se traduzam em emprego e tornem, cada vez mais, Estremoz um concelho dinâmico e desenvolvido”.
“Queremos unir e valorizar Estremoz e propomo-nos [a] reorganizar estrategicamente o concelho, tendo em conta a sua localização privilegiada, assim como valorizar tudo aquilo que Estremoz tem e que pode ser alavanca para o desenvolvimento local”, realçou.
José Daniel Pena Sádio, que oficializou a sua candidatura através da página oficial do PS Estremoz na rede social Facebook, foi o cabeça-de-lista dos socialistas à Câmara de Estremoz nas eleições autárquicas de 2017 e está a cumprir o 2.º mandato autárquico consecutivo como vereador, sem pelouros, eleito pelo PS, naquele município alentejano.
Licenciado em Educação Física e Desporto e professor na Escola Secundária Rainha Santa Isabel, o candidato é também o presidente da concelhia de Estremoz dos socialistas e cumpriu, entre outros cargos, três mandatos como deputado na Assembleia Municipal, integrando ainda a Comissão Política Distrital de Évora do PS.
O secretariado concelhio do PS Estremoz reconheceu, em comunicado enviado à Lusa, “a caminhada” de “mais de duas décadas de intervenção e participação cívica e política” do candidato, “no concelho e no distrito”.
“Entende esta estrutura do partido, constituída pela grande maioria dos militantes, que José Daniel Sádio reúne condições para encabeçar um projeto ganhador para uma governação transformadora do concelho de Estremoz”, argumentou a estrutura partidária.
Segundo o comunicado, o diálogo com associações, instituições e empresas do concelho “dá razões e força ao projeto” e é a base da candidatura “Todos Por Estremoz”.
Este é o 2.º candidato anunciado à Câmara de Estremoz para as eleições autárquicas deste ano, depois de ter sido divulgada a candidatura pelo partido Nós, Cidadãos! de Jorge Canhoto, antigo vereador do município, na altura eleito pelo PS.
O atual presidente da Câmara de Estremoz, Francisco Ramos, eleito pelo Movimento Independente por Estremoz (MiETZ), que substituiu este mandato no cargo Luís Mourinha, já informou que não vai concorrer a estas eleições autárquicas.
Francisco Ramos assumiu a liderança da câmara, em fevereiro de 2019, após a perda de mandato do então presidente Luís Mourinha, também eleito pelo MiETZ, que foi condenado em tribunal pelo crime de prevaricação, devido ao alegado corte de um subsídio à Liga dos Amigos do Castelo de Évoramonte (LACE).
O executivo municipal de Estremoz é constituído por quatro eleitos do Movimento Independente por Estremoz e três do PS.
TCA // RRL
Lusa