A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje a conclusão das obras de renovação da via ferroviária da Linha do Leste, num investimento total de 29 milhões de euros, tendo sido “reforçadas” as condições de segurança.
Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa explica que as empreitadas de renovação de via nesta linha, realizadas em “diferentes fases”, tiveram ainda como objetivo ver “melhoradas” as condições de operacionalidade, assim como a “eficiência e competitividade” da exploração ferroviária.
A empresa destaca que “terminou recentemente” as duas últimas empreitadas da última fase do projeto integrado de reabilitação da Linha do Leste.
Estes últimos dois trabalhos, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, envolveram um investimento de 2, 2 milhões de euros, e contemplaram a substituição integral de travessas de madeira por travessas de betão bibloco, substituição de fixações e carril e transformação de barra curta em barra longa soldada.
Intervenções de desguarnecimento de via com aplicação de balastro granítico e manta geotêxtil, rebaixamento de passeios, construção de contenções guarda balastro e o aumento da rasante de via em cerca de 10 centímetros foram outras das intervenções nas duas últimas empreitadas.
A Linha do Leste, segundo a IP, “assume-se como corredor alternativo” de ligação ao Centro-Norte a partir do futuro Corredor Internacional Sul, o qual tem por objetivo “reforçar a conexão” ferroviária dos portos e das zonas industriais e urbanas localizadas no sul de Portugal quer a Espanha, quer ao resto da Europa.
A IP recorda que, num “quadro do desenvolvimento” de um mercado interno ferroviário, designadamente no que respeita ao transporte de mercadorias, a Linha do Leste, com 140 quilómetros de extensão, liga a estação de Abrantes (Santarém), na Linha da Beira Baixa, à fronteira do Caia, em Elvas (Portalegre).
-
Conhece Aimée Alves?
Projecto pioneiro criado em Elvas cruza Inteligência Artificial, identidade regional e “sl… -
Concluídas obras de conservação e beneficiação da Estação Ferroviária de Elvas
Foram finalizados os trabalhos de conservação e beneficiação da Estação Ferroviária de Elv… -
Elvas: Classe de guitarra da Gota d’Arte atuou no “Mercado de Natal”
A classe de guitarra da associação Gota d’Arte, sob a direção do professor Paulo Carrilho,…
Carregar mais artigos relacionados
-
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co… -
Fronteira: Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha acolhe Missa de Acção de Graças
O Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha, no concelho de Fronteira, vai acolher, no dia … -
Margarida Curinha é a nova presidente da Assembleia Intermunicipal da CIMAA
A Assembleia Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) realizou…
Carregar mais artigos por Redacção
-
Incêndio habitacional em Portalegre deixa idosa sem casa e com queimaduras no rosto
Uma mulher de 74 anos ficou hoje desalojada e sofreu ferimentos ligeiros na sequência de u… -
Dois feridos graves no acidente em Moura helitransportados para Lisboa e Oeiras
Um ferido grave no despiste do automóvel ocorrido hoje no concelho de Moura foi helitransp… -
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Polémicas balizas V-16 vão passar a ser obrigatórias em Espanha. E quem se desloca de Portugal?
A partir de 1 de Janeiro, os veículos em Espanha passam a ter de utilizar a baliza V-16 co…