Inaugurado em 2011, o Centro de Arqueologia de Avis (CAA) veio dar resposta às exigências decorrentes da atividade arqueológica desenvolvida naquele concelho alentejano desde 2003.
O espaço, de cariz científico e cultural, reúne as condições para o desenvolvimento de um conjunto de acções ao nível da investigação, gestão, prevenção, divulgação e valorização do património arqueológico.
Dos trabalhos realizados destacam-se os projetos de investigação “Carta Arqueológica de Avis”, “Intervenção Arqueológica no sítio da Ladeira, Ervedal” e “Território e espaços de morte na pré-história recente. Contributo para o estudo do povoamento megalítico no concelho de Avis”, assim como o “Plano de gestão e valorização de sítios e monumentos arqueológicos” e a “Intervenção arqueológica no Mosteiro de São Bento de Avis”.
O CAA promove igualmente ações culturais, de promoção e divulgação do património arqueológico local, concretizadas através da organização de iniciativas diversas, que passam pela edição de publicações de carácter genérico e/ou turístico, como é o caso do boletim de arqueologia ou de folhetos informativos, a organização de discursos expositivos, a realização de visitas, organizadas ou ocasionais, a definição de roteiros ou a dinamização de informação disponibilizada online.
“A educação patrimonial tem sido também uma aposta do CAA, materializada num programa de acções direcionadas para o público escolar e para a criação de uma rede de colaboradores e voluntários”, refere a autarquia em comunicado.
Da actividade desenvolvida pelo CAA resultaram vários trabalhos publicados, assim como a participação em diversas reuniões e encontros científicos.
“Ao longo dos últimos dez anos, o CAA promoveu e valorizou o património arqueológico local, assumindo-se como um espaço que desenvolve um diálogo permanente entre a arqueologia e a comunidade, numa dinâmica gratificante que aproxima as pessoas ao seu património. Por essa razão, o CAA mantem e renova o desafio de contribuir para que o património arqueológico do concelho seja cada vez mais sentido como património coletivo”, sublinha o município de Avis.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Presidente da República inaugura 37ª Ovibeja, que decorre em versão digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, no dia 22 de Abril, pela…