Um homem, com mais de 50 anos, sofreu hoje ferimentos graves num acidente de trabalho numa pedreira de mármore no concelho de Vila Viçosa e vai ser helitransportado para um hospital em Lisboa, revelaram diversas autoridades.
Contactada pela agência Lusa, fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) explicou que o alerta para o acidente foi dado “às 10:35”, envolvendo “um homem, de 58 anos”.
“É um ferido grave” e vai “a caminho um helicóptero do INEM para efetuar o transporte para um hospital em Lisboa”, acrescentou a fonte, por volta das 12:40, sem precisar qual a unidade hospitalar de destino.
Fonte do Comando Territorial de Évora da GNR confirmou tratar-se de “um acidente de trabalho numa pedreira”, mas referiu que o ferido grave tem “56 anos”.
O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou à Lusa que o acidente aconteceu numa pedreira em Fonte Moura, na freguesia de Pardais, no concelho de Vila Viçosa.
“É uma pedreira de mármore” e “um carril de uma máquina de fio diamantado caiu em cima” do trabalhador, adiantou à Lusa o comandante dos Bombeiros de Vila Viçosa, Nuno Pinheiro.
Segundo o mesmo responsável, “a máquina circula em cima de um carril” e este “estava a ser mudado de sítio, quando o cabo se partiu”, o que terá levado a que caísse em cima do homem.
O ferido grave foi transportado para o heliporto existente junto do quartel dos Bombeiros Voluntários de Vila Viçosa, para ser helitransportado para Lisboa.
A Lusa contactou o Centro Local do Alentejo Central da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que indicou que uma equipa de inspetores já tinha seguido para o local, para proceder a averiguações.
Para o local do acidente foram mobilizados 20 operacionais, apoiados por sete veículos, incluindo meios dos bombeiros, GNR e INEM.

RRL // MLS
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Actual

Veja também

Presidente da República inaugura 37ª Ovibeja, que decorre em versão digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai presidir, no dia 22 de Abril, pela…