Portugal contabilizou hoje 478 ocorrências devido ao mau tempo, sendo os distritos de Lisboa (212), Leiria (55) e Setúbal (46) os mais penalizados, disse à Lusa o comandante da Associação Nacional de Emergência e Proteção Civil.
Num balanço com dados até às 16:00, Pedro Araújo acrescentou, relativamente à tipologia das ocorrências, “haver 109 associadas a quedas de árvores, 232 associadas a inundações e 94 a quedas de estruturas, sendo o resto distribuído entre limpezas de via, movimentos de massa, deslizamento de terra e afins”.
O responsável da Proteção Civil garantiu “não haver registo de feridos associados às condições meteorológicas”.
“O que temos é algumas vias secundárias interrompidas e algumas inundações a provocarem constrangimentos à circulação rodoviária”, acrescentou Pedro Araújo.
O Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) colocou hoje sob aviso laranja 13 dos 18 distritos, incluindo toda a costa do país, e a amarelo cinco distritos do interior devido ao mau tempo.
De acordo com o ‘site’ do instituto, os distritos do litoral, incluindo todo o Algarve, estão sob aviso laranja.
Os avisos laranja devem-se sobretudo à precipitação, embora nos distritos mais a norte, Porto, Braga e Viana do Castelo, se devam também ao vento e à agitação marítima.
Já os distritos de Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda e Bragança estão sob aviso amarelo, assim como os arquipélagos da Madeira e dos Açores.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem sob alerta amarelo todos os 18 distritos.
A situação de alerta amarelo vai manter-se depois até às 13:00 de domingo.
O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
-
Céu limpo marca o arranque da semana, mas chuva pode surpreender
Céu pouco nublado ou limpo, com mais nebulosidade no Sul durante a tarde. Subida da temper… -
Gabrielle traz chuva e vento
Períodos de chuva, sendo por vezes forte, diminuindo gradualmente de intensidade e frequên… -
Ciclone Gabrielle aproxima-se do continente carregado de chuva, vento e risco de incêndios rurais
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu um aviso à população s…
Carregar mais artigos relacionados
-
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí… -
Elvas recebe Concurso Internacional de Composição Musical e novo workshop coral em Outubro
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro inicia o mês de Outubro com novidades de … -
CEN em destaque na Cerimónia de Mérito da AADP
Realizou-se no passado sábado, dia 27 de setembro, a Cerimónia de Mérito da Associação de …
Carregar mais artigos por Redacção
-
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí… -
Elvas recebe Concurso Internacional de Composição Musical e novo workshop coral em Outubro
A Associação Cultural Públia Hortênsia de Castro inicia o mês de Outubro com novidades de … -
Fronteira recebe Peregrinação Jubilar ao Santuário de Nossa Senhora da Vila Velha
O concelho de Fronteira vai acolher, nos dias 3, 4 e 5 de Outubro, a Peregrinação Jubilar …
Carregar mais artigos em Actual
Veja também
Emergência em Vila Viçosa exige transporte aéreo para Lisboa
Hoje, pelas 12h49, os Bombeiros de Vila Viçosa foram acionados pelo CODU para prestar auxí…