A Câmara Municipal de Elvas, na reunião do seu executivo, em 10 de Fevereiro, aprovou um pacote de 35 medidas de apoio a famílias e empresas, com vista a atenuar as dificuldades por que estão a passar os mais afectados pela pandemia de Covid-19.
Desta forma, a Autarquia, dentro das suas competência e capacidade financeira, estudou estas medidas, que abarcam a generalidade do tecido etário e social do concelho: estudantes do primeiro ciclo ao ensino superior, crianças, juventude, idade activa, idade de ouro, empresas e famílias.
Em matéria de resposta às dificuldades impostas pela Covid-19, a Câmara Municipal “tem estado sempre na linha avançada, procurando antecipar as medidas a tomar, mas sempre com a preocupação de as deliberar de acordo com a legalidade e a capacidade financeira do Município”.
Assim, “para as famílias vão ser canalizados 772 mil euros e para empresas 679 mil euros, num total de um milhão 451 mil euros”, revela a Autarquia.
Outro assunto abordado nesta reunião foi a desagregação de freguesias, que, no caso do concelho de Elvas, se coloca nas localidades de Terrugem, Vila Boim, Barbacena e Vila Fernando.
A Câmara Municipal entende que “este tema deve ser abordado de acordo com o enquadramento legal que vai ser feito pela Comissão de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local na Assembleia da República”.
Por outro lado, o Município defende que “uma posição municipal deve ser tomada depois de conhecida a vontade expressa pelas populações envolvidas”, pelo que os habitantes de Terrugem, Vila Boim, Barbacena e Vila Fernando “podem contar com a Câmara Municipal, que se compromete a defender uma desagregação de freguesias desde que a lei o permita e seja validada pela vontade das populações directamente envolvidas nesse processo”.
Nesta sessão foram também aprovados apoios ao Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, a “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos e ao Barbaris BTT Team.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Nuno Barraco
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Elvas: Lar da Boa-Fé em construção

A obra de construção do lar da Boa-Fé, no edifício onde já funciona o Centro de Dia Antóni…