Os apoios à educação, empresas, restauração, alojamentos e famílias afectadas pela pandemia foram “reforçados”, informou hoje o município de Alandroal.
Segundo menciona a autarquia, foi preparado “um novo conjunto de respostas face ao novo confinamento e à situação que o país e o concelho estão a viver”.
O município, liderado por João Grilo, frisa ainda que mantém em vigor “todos os apoios criados desde o início da pandemia”, os quais são agora “reforçados com medidas de ajuda às famílias com filhos na escola e às empresas do concelho, em particular, a restauração o os alojamentos”.
Ao nível da educação, para além da disponibilização de refeições a todos os alunos com ação social escolar durante o período de interrupção lectiva, o município está também a reforçar o número de equipamentos informáticos para disponibilizar aos alunos face ao aumento da procura em relação ao ano lectivo anterior.
Foi também decidido que, quando os alunos regressarem ao ensino presencial, todos os transportes e refeições serão gratuitos para todos os alunos até ao final do ano letivo.
Estas medidas beneficiam os alunos do ensino secundário ao nível dos transportes e os alunos do 2.º e 3.º ciclo ao nível da alimentação, uma vez que para os restantes níveis, num caso e no outro, o município já suportava as despesas a 100%.
No apoio às empresas, o município vai adquirir vouchers-refeição e vouchers-alojamento aos restaurantes e alojamentos de modo a assegurar liquidez para suportar despesas com impostos e outras despesas fixas durante o período em que estiverem encerrados. Serão definidos critérios específicos para estes apoios.
Como já divulgado, o município vai complementar em 20% as candidaturas aprovadas no Programa APOIAR Restauração – 1a fase (2020) e está a estudar formas de complementar os restantes programas lançados recentemente pelo govern (APOIAR.PT, APOIAR+SIMPLES e APOIAR RENDAS).
Numa resposta articulada estre os serviços de Proteção Civil, Ação Social e Educação, as famílias que sofram infeções COVID-19 ou que estejam em isolamento dispõem de um número de apoio para pedidos de EPIs, desinfetantes, equipamentos de medição de temperatura e entrega de bens de primeira necessidade ou refeições.
Em curso está já o plano de testagem regular para todos os funcionários do município dos setores operacionais, outros que tenham contacto com público, escolas e bombeiros do concelho.

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Pedro Trindade Sena
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Intenção de criar zona logística na Herdade da Comenda já foi por água abaixo

A viabilidade de estabelecer uma zona industrial na Herdade da Comenda, em Elvas, para apo…