A Câmara de Reguengos de Monsaraz vai promover consultas grátis de psicologia para residentes com mais de 55 anos, em todas as localidades do concelho.
Em comunicado, este município do distrito de Évora revelou que a iniciativa “Psicologia de proximidade para seniores” será desenvolvida em articulação com o Centro de Saúde de Reguengos de Monsaraz “no que diz respeito à referenciação e seguimento dos utentes”.
Desta forma, a autarquia de Reguengos de Monsaraz “pretende contribuir para a existência de uma rede de apoio aos seniores do concelho” na saúde mental, uma área cuja necessidade “se acentua devido às consequências da pandemia de covid-19”.
Fonte do município, contactada pela Lusa, explicou que os utentes serão “referenciados pelo médico de medicina geral e familiar ou pela psicóloga do centro de Saúde”.
Depois, o psicólogo municipal “entra em contacto” com o utente e desloca-se à sua localidade para realizar as consultas necessárias, acrescentou.
Os critérios para referenciação de utentes serão a “existência de perturbações de humor, perturbações de ansiedade, vivência de processos de luto e dificuldade em lidar com transições de estados de vida”, como divórcios ou casamento de filhos.
O psicólogo “tem atualmente um papel fundamental na promoção do bem-estar emocional dos seniores”, é referido no comunicado da câmara.
Através da intervenção psicológica, é possível ajudar “a construir um processo de consciência da sua vida e do seu futuro, evitando e atuando nos estados depressivos e/ou ansiosos, de forma a melhorar a qualidade de vida das pessoas”, realçou a autarquia.
As consultas de proximidade para os utentes do concelho “devem arrancar no próximo mês”, mas não têm ainda uma data concreta definida para o início.

SYL // RRL
Lusa

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais artigos por Redacção
Carregar mais artigos em Destaque Principal

Veja também

Avis: Câmara reforça parque de máquinas e viaturas

A Câmara de Avis, no distrito de Portalegre, reforçou o seu parque de máquinas e viaturas …